3 dicas para uma gestão de telefonia corporativa eficiente
Para todas as pessoas que trabalham com telefonia corporativa, estar por dentro de diversas atividades e responsabilidades técnicas é uma habilidade que deve ser realizada com maestria – tanto por questões organizacionais, como também pelo gerenciamento profissional do ambiente corporativo.
The gestão de telefonia vai muito além da contestação de faturas e controles realizados pelos setores financeiros. Conhecida como Telecom Expense Management (TEM), conheça quatro dicas de como ela pode trazer um resultado mais produtivo e seguro com os dados.
Estabeleça as boas práticas para os colaboradores
O primeiro passo para ter uma boa gestão de telefonia é estabelecer metas e boas práticas envolvendo o uso do telefone corporativo. Apontar situações e estipular limites da sua utilização são formas de reduzir os custos, diferenciando uso pessoal e de trabalho.
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Fique de olho nos serviços de todas as operadoras
No Brasil, as operadoras contam com contratos anuais. Dessa forma, fique atento a possíveis reajustes – aqueles autorizados pela Anatel –, que nem sempre são compartilhados no ato da contratação. Os planos pós-pagos devem compor essa informação no contrato, então, é sempre importante compartilhar com um especialista no assunto.
É comum, também, dependendo do funcionamento da empresa com viagens internacionais, a contratação de mais de uma operadora para dar conta de toda a cobertura. Direcione os seus colaboradores com treinamentos e lembretes constantes para utilizar a operadora correta para cada demanda.
Incentive sempre a utilização da ferramenta mais viável para a situação: para evitar o roaming internacional, é possível considerar a utilização da Internet dos ambientes como hotéis e cafés para suprir a necessidade de estar conectado ao 4G e 5G, até mesmo evitar práticas que demandam mais compartilhamento de dados, como chamadas de vídeo ou download de arquivos pesados.
Existem aplicativos com vertentes corporativas que fazem esse controle no aparelho: direcionando a conectividade de maneira mais facilitada, identificando usuários em roaming e direcionando para antenas de conectividade mais em conta. Essa alternativa pode impactar em gastos selecionados, como uma contratação de serviço especializado na função. Levante esse tema em paralelo com o financeiro da empresa qual é a melhor alternativa.
Veja neste artigo quais são as principais vantagens de aderir ao sistema de telefonia.
Automatize o sistema
A adoção de uma plataforma de software como serviço traz um facilitador para as demandas internas. De forma automática, é capaz de prover demandas como rateio de custos, captação de relatórios de uso, controle de inventário e auditorias.
Por envolver conectividade 24 horas, esses dados podem ser captados ao vivo e compartilhados em um dashboard de fácil navegação, reduzindo os gastos com contratações de equipes especializadas, deixando apenas na mão do setor de TI da empresa.
Com essas dicas, mais transparência é um fator de destaque, além da gerência de contas e linhas do cliente com mais facilidade.
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