Skip to main content
Telefonia
Por 11/01/2023
3 dicas para uma gestão de telefonia corporativa eficiente

3 dicas para uma gestão de telefonia corporativa eficiente

Para todas as pessoas que trabalham com telefonia corporativa, estar por dentro de diversas atividades e responsabilidades técnicas é uma habilidade que deve ser realizada com maestria tanto por questões organizacionais, como também pelo gerenciamento profissional do ambiente corporativo. 

The gestão de telefonia vai muito além da contestação de faturas e controles realizados pelos setores financeiros. Conhecida como Telecom Expense Management (TEM), conheça quatro dicas de como ela pode trazer um resultado mais produtivo e seguro com os dados. 

Estabeleça as boas práticas para os colaboradores 

O primeiro passo para ter uma boa gestão de telefonia é estabelecer metas e boas práticas envolvendo o uso do telefone corporativo. Apontar situações e estipular limites da sua utilização são formas de reduzir os custos, diferenciando uso pessoal e de trabalho. 

Você também pode se interessar por esse artigo: como reduzir custos de telefonia na sua empresa. 

Fique de olho nos serviços de todas as operadoras 

No Brasil, as operadoras contam com contratos anuais. Dessa forma, fique atento a possíveis reajustes aqueles autorizados pela Anatel , que nem sempre são compartilhados no ato da contratação. Os planos pós-pagos devem compor essa informação no contrato, então, é sempre importante compartilhar com um especialista no assunto. 

É comum, também, dependendo do funcionamento da empresa com viagens internacionais, a contratação de mais de uma operadora para dar conta de toda a cobertura. Direcione os seus colaboradores com treinamentos e lembretes constantes para utilizar a operadora correta para cada demanda.  

Incentive sempre a utilização da ferramenta mais viável para a situação: para evitar o roaming internacional, é possível considerar a utilização da Internet dos ambientes como hotéis e cafés para suprir a necessidade de estar conectado ao 4G e 5G, até mesmo evitar práticas que demandam mais compartilhamento de dados, como chamadas de vídeo ou download de arquivos pesados. 

Existem aplicativos com vertentes corporativas que fazem esse controle no aparelho: direcionando a conectividade de maneira mais facilitada, identificando usuários em roaming e direcionando para antenas de conectividade mais em conta. Essa alternativa pode impactar em gastos selecionados, como uma contratação de serviço especializado na função. Levante esse tema em paralelo com o financeiro da empresa qual é a melhor alternativa. 

Veja neste artigo quais são as principais vantagens de aderir ao sistema de telefonia. 

Automatize o sistema 

A adoção de uma plataforma de software como serviço traz um facilitador para as demandas internas. De forma automática, é capaz de prover demandas como rateio de custos, captação de relatórios de uso, controle de inventário e auditorias.  

Por envolver conectividade 24 horas, esses dados podem ser captados ao vivo e compartilhados em um dashboard de fácil navegação, reduzindo os gastos com contratações de equipes especializadas, deixando apenas na mão do setor de TI da empresa.  

Com essas dicas, mais transparência é um fator de destaque, além da gerência de contas e linhas do cliente com mais facilidade.  

Veja também quais os 5 serviços de telefonia que a Sothis oferece. 

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu