4 práticas para se tornar um gestor de TI
Em um ambiente cada vez mais conectado, os gestores corporativos e donos de empresas também reconhecem a importância de recorrer à tecnologia. Nesse sentido, é indispensável contar com os profissionais certos; e um dos principais é o gestor de TI.
Como essa área está em pleno crescimento, traz boas oportunidades para quem deseja aproveitar tanto potencial. Ao mesmo tempo, vale observar que é preciso entender qual é o caminho que leva a imprimir uma boa atuação no mercado.
Para não ter dúvidas, veja quais são as 4 práticas essenciais para se tornar um bom gestor de TI!
1. Reconheça o papel estratégico do profissional
O primeiro passo é compreender bem o que faz um especialista dessa área. O gerente de tecnologia tem papel estratégico e que ajuda a empresa a conquistar resultados melhores. Esse profissional é responsável por tomar decisões sobre infraestrutura, desenvolvimento e utilização de soluções tecnológicas.
Além disso, deve especificar quais são as ferramentas e as metodologias para viabilizar o alcance dos objetivos do negócio. Entender essas questões, portanto, é algo de alta relevância para se posicionar corretamente na empresa e atingir um bom desempenho.
2. Desenvolva as qualificações técnicas necessárias
Agora que você já sabe o que faz um gestor de TI, é preciso estabelecer as competências técnicas que lhe serão exigidas. Isso significa pensar, por exemplo, na sua formação profissional.
É possível fazer uma pós-graduação ou uma formação técnica ligada ao segmento, a fim de entender quais são as formas adequadas de atuar profissionalmente na função. Diferentemente do que muita gente pensa, não é necessário ter uma formação específica em tecnologia. Na verdade, a capacidade de gerenciar e utilizar os recursos é mais importante nesse cenário.
Veja esse artigo sobre qual a relação entre TI e a análise preditiva.
3. Trabalhe as capacidades exigidas para um gestor de TI
Embora alguns conhecimentos envolvam uma abordagem técnica, o gerente dessa área também tem que ter certas habilidades comportamentais e específicas. Desse modo, você deve fortalecer algumas competências para conseguir a melhor atuação.
É o caso de se tornar um líder, bem como de melhorar a comunicação, a empatia, a flexibilidade e a capacidade de tomar decisões. Essas e outras habilidades serão extremamente válidas para superar as principais dificuldades do cotidiano.
Normalmente, isso pode ser desenvolvido por meio de cursos e treinamentos, bem como por exercícios variados. Assim, você terá a chance de se colocar como um especialista na área.
Veja também algumas dicas de boas práticas de Green TI.
4. Busque a atualização constante no setor
The tecnologia da informação está em alta e em grande transformação. O cenário atual não é o mesmo de um ano atrás e, certamente, não será igual ao dos próximos anos. Por isso, é essencial que um gestor de TI se mantenha atualizado na área.
Mais que conhecer as novidades e os lançamentos, faz sentido buscar novas soluções e boas práticas para atender às exigências inéditas que poderá encontrar no trabalho.
Atuar como gestor de TI inclui um processo que começa ainda no reconhecimento da importância da função. Ao seguir toda a trilha, é possível se consolidar no setor e melhorar os seus ganhos e resultados.
Conhece alguém que também tem interesse na gestão de TI? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque os amigos!
Veja esse artigo e saiba Como aliar TI à experiência do usuário.