Descubra as 5 vantagens da internet por fibra óptica
Devido à expansão dos serviços de telecom e computação, a necessidade de conexões cada vez mais rápidas, com estabilidade e confiança tornou-se primordial. É neste cenário que a fibra óptica vem se destacando como a melhor opção, representando uma estrutura simples, barata e eficiente, com garantia de excelentes níveis na transmissão de dados, voz e vídeo.
Levando em conta que temos vivido um momento de forte avanço da tecnologia que influencia diretamente na inovação dos meios de comunicação, encontramos na fibra óptica um sinal de qualidade para oferecer a melhor internet no Brasil, em comparação a outras soluções (como a transmissão por cabo, antenas de rádio e redes 3G). Segundo a ABRANET (Associação Brasileira de Internet), em 2018, os usuários da fibra óptica eram 3,2 milhões no território nacional; já em 2020, a perspectiva é que tenha sido a modalidade mais utilizada no país.
Se ainda não foi o suficiente para te convencer, veja só essas vantagens para garantir agora mesmo a tecnologia cada vez mais necessária e desejada por todos.
-
A maior capacidade de transmissão
Na fibra óptica, a velocidade de transmissão é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, podendo chegar até a 44 Terabyte/s*. Isso auxilia fortemente na estabilidade e, certamente, na velocidade de conexão, fazendo com que o usuário não espere pelo carregamento de páginas, por exemplo, ou sofra com a demora de downloads, ou ainda, não consiga executar seu trabalho de modo eficiente por não conseguir fazer videoconferências ou fazê-las com baixa qualidade, ruídos e quedas. Atualmente, com o cenário do home office, ponto mais que necessário.
-
Menor degradação de sinal e interferências
Na internet banda larga tradicional em cabos de cobre, encontramos um sinal com intensidade que pode diminuir abruptamente conforme os usuários estejam mais afastados do provedor. Já com a tecnologia da fibra óptica isso não ocorre, porque ela permite que a qualidade do sinal seja mantida até mesmo em grandes distâncias.
A explicação para isso é porque os cabos de cobre são muito sensíveis a interferências eletromagnéticas. O sinal da fibra óptica não sofre degradação ou desaparece pois seus dados são transmitidos por meio da luz em um meio dielétrico (vidro) e não pelas correntes elétricas nos meios condutores (cobre).
-
Facilidade de instalação
Quando usamos cabos de cobre e precisamos aumentar a capacidade de transmissão, aumentamos o diâmetro dos condutores, deixando-os mais espessos e rígidos, o que torna a instalação muito mais difícil. Uma vez que usamos a fibra óptica, a instalação é muito mais simples, pois os condutores possuem diâmetros muito menores e são bem mais flexíveis, o que faz com que a implantação também chegue a ser 70% mais barata – sem falar nos custos de manutenção, que podem ser até 80% menores.
-
Mais segurança para o usuário
No mundo digital atual, um dos maiores desafios enfrentados são os ataques de hackers. As perdas podem ser irreversíveis e incalculáveis e nem sempre só financeira, mas a perda de dados e documentos. Nestes casos, muitas vezes, a invasão ocorre por causa do tipo de internet escolhida.
Com a tecnologia da fibra óptica, é mais difícil que um hacker consiga acessar algum dado fisicamente, pois ela não “emana” magnetismo como o fio de cobre, o sinal se mantém dentro das proteções do cabo.
-
Menor latência
Quando dizemos que a internet sofre com a latência, significa que os pacotes de dados enfrentam dificuldade para percorrer de uma rede a outra. Isso faz com que aconteçam atrasos de download e upload, porque esses processos demandam mais dessa transmissão.
Isso sem falar quando queremos assistir a um filme ou jogando online a latência atrapalha o recebimento das informações e faz com que os dados demorem muito para serem transmitidos. Com a fibra óptica, isso não acontece.
Além de todas essas vantagens, ainda é possível finalizar lembrando que a fibra óptica traz ainda retorno financeiro. No mercado de telecomunicações, as evidências são claras de que a fibra óptica é o futuro, justificando o grande investimento das maiores empresas e até mesmo também dos pequenos provedores.
Ainda tem dúvidas? Confira essa explicação clara e rápida:
*https://olhardigital.com.br/2020/05/22/noticias/chip-optico-registra-recorde-de-velocidade-de-download-a-44-tbps/