LGPD em Call Centers: saiba como preparar a sua empresa
Há dois anos, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começou a valer e, até hoje, muitas empresas não seguem à risca a forma de utilização com as informações pessoais dos clientes. A forma que essa lei garante a segurança dos dados traz maior transparência na relação empresa e consumidor de serviço.
O que é a LGPD?
De maneira resumida, a LGPD é uma lei que determina como os dados pessoais podem ser adquiridos e utilizados pelas empresas. Por meio dela, as pessoas brasileiras se tornam únicas e exclusivas titulares de suas próprias informações e qualquer ação envolvendo esses dados devem estar explícitos nos meios digitais.
Uma vez representando uma empresa que capta informações pessoais, a responsabilidade de manter esses dados seguros é totalmente atrelada à equipe responsável dentro da companhia. Vazamentos ou uso não autorizado dessas informações pode acarretar em multa de até 2% em relação ao faturamento do ano anterior, com valor máximo de 50 milhões de reais, sem contar o risco de ter suspensas suas atividades suspensas.
LGPD em call centers
Empresas de call center são conhecidas, principalmente, por captar dados pessoais. Com a LGPD, os call centers são obrigados a terem transparência com os seus clientes, informando a finalidade de uso de todos os dados compartilhados por telefone ou chat. Confira a seguir alguns direcionamentos para compartilhar com a sua equipe.
Permissão para coleta de dados
The LGPD obriga o consentimento do cliente para que as informações sejam coletadas e arquivadas pelas empresas. Portanto, os atendentes são obrigados a deixar claro quais dados serão coletados, qual o fim dessas informações dentro da empresa e por quanto tempo serão arquivados com finalidade de uso futuro.
A permissão deve ser fornecida por meio de um contrato assinado em papel digitalmente ou verbalmente de maneira registrada, para segurança da empresa. A permissão também deve ser específica com as finalidades documentadas, um contrato genérico não é válido.
Dados relacionados à etnia, crença religiosa, posicionamento político ou saúde são considerados sensíveis e pode trazer muita dor de cabeça para os titulares caso vaze em algum momento e trará prejuízos para a empresa. Treine a sua equipe, uma vez que todos estão cientes e trabalhando juntos, a chance de incidentes diminui.
Reduza dados impressos
Além de acumular espaço, os formulários em papel tornam os processos mais lentos e se tornam um ponto vulnerável, por serem perdidos ou caírem em mãos erradas. Pessoas não autorizadas podem facilmente ter acesso a informações privadas.
Repense a organização da sua empresa com um serviço na nuvem. Ataques cibernéticos existem, mas existem prestadores de serviço para isso e a segurança aumenta com o uso de antivírus e firewalls. Além da organização e praticidade do meio digital, a economia de tempo dos colaboradores é balanceada com a presença de um técnico de TI responsável integralmente por essa vertente.
Os seus dados de call center já estão seguros?
Veja neste artigo 8 dicas de segurança para proteger os dados da sua rede corporativa.