O que são métricas e como acompanhá-las para o seu negócio
Sempre que falamos de gestão de negócios, estamos falando indiretamente da forma que o seu time e atividades são conduzidas, atrelada às práticas do dia a dia da sua empresa, o que inclui as ferramentas utilizadas, as metodologias de trabalho e as métricas analisadas.
A valorização dessas informações adquiridas são o que ditam as orientações futuras internas que irão gerar impacto nas demandas futuras. Após o processo de embasamento estratégico, o ponto principal é tirar do papel uma cultura de desempenhos que será seguida à risca para um bom desempenho no mercado.
Como definir os KPIs que são necessários para análise?
Os indicadores-chave de desempenho, tradução livre para Key Performance Indicators, são os dados que apontam o nível de desempenho do negócio. Dessa maneira, deve ser acompanhada regularmente.
O objetivo das empresas sempre deve ser estar dentro da margem ou acima dos valores projetados, evitando a necessidade de uma ação externa para verificar as nuances ao longo de um mês analisado. Idealmente, deve-se estabelecer de 3 a 5 KPIs indispensáveis para o definir a essência do campo. Confira a seguir os indicadores considerados de alto escalão para uma boa performance.
Indicadores de negócios
Quais são as entregas que o seu negócio realiza para os clientes? Esses dados estão sempre ligados a preço, usabilidade e atendimento. Assim, é preciso adaptar esses três pilares ao que você oferece. Esses são os aspectos core do negócio e indispensáveis em qualquer meio, pois garante que os atributos-chave sejam bem executados.
Analisar o seu público, a porcentagem financeira que o seu produto impacta na vida dos clientes e o feedback sobre o serviço são indispensáveis para o pontapé inicial do acompanhamento de métricas.
Indicadores internos
Essas são as informações que não são compartilhadas com o público, mas traz uma breve noção do engajamento geral. Aqui, é possível dar destaque para o número de clientes que comparecem ao ambiente comercial, quantos atendentes conquistaram o feedback, quais são as taxas de emoção positiva e negativa das pesquisas, entre outros.
Veja neste artigo como transformar reclamações de clientes em dados para seu negócio.
Indicadores financeiros
Esse indicador aponta a estabilidade financeira do negócio, se o investimento se sustenta por si só ou se ainda depende da introdução monetária por parte dos gestores.
Nesse ponto, podemos levantar a receita mensal, percentual de crescimento, taxa de lucro e, até mesmo, a relação de cada lista de despesa em relação à taxa de entrada monetária no mês.
Veredicto
O gerenciamento desses dados é considerado essencial para qualquer empresa. Com base nos estudos realizados pela sua equipe, novos KPIs podem ser adicionados e adentrar o planejamento diário de conteúdo para a marca. O resultado vem a longo paz, mas é imprescindível entender o seu público e o que você tem a oferecer, garantindo o alinhamento interno e externo através de plataformas de dashboard e painéis de controle.
As métricas utilizadas podem ser levantadas pela sua própria equipe, mas existem muitas empresas especializadas no assunto que desempenham tal função. Empreenda entendendo o caminho que está sendo trilhado.
Veja também quais são as 10 métricas de call center que você deve acompanhar.