Link dedicado x internet banda larga: entenda a diferença
A conexão à internet tem se tornado de grande relevância para a atuação profissional e para o sucesso dos negócios. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, também há boa variedade entre os meios de se conectar, de forma a atender às necessidades do mundo corporativo. Por isso, entre as principais opções para empresas estão a internet banda larga e o link dedicado.
Com características bem diferentes, são alternativas que devem ser analisadas com cuidado. Dessa forma, é possível escolher a que mais se adapta às exigências do cotidiano empresarial.
Na sequência, veja quais são as diferenças entre a internet banda larga e o link dedicado e confira qual é a opção ideal para você.
Como funciona a internet banda larga?
A internet no estilo banda larga se baseia em um modelo de alta velocidade, que não precisa, necessariamente, da linha telefônica para funcionar.
Por se tratar de uma tecnologia mais avançada que a anterior, permite uma velocidade maior que a conquistada por métodos anteriores, como a internet discada. Com isso, logo se popularizou entre várias empresas e usuários domésticos.
E como funciona o link dedicado?
Já um link dedicado consiste em uma estrutura distinta, com atuação específica e direcionada. Trata-se de uma solução personalizada, com função corporativa e que garante a transmissão eficiente de informações on-line.
Por meio dele, a taxa de upload e de download são equivalentes, o que aumenta a qualidade e a confiabilidade da troca de dados. Em vez de ter um IP dinâmico, que muda ao longo da conexão, a empresa recebe uma quantidade determinada, de acordo com o plano contratado.
Veja também como funciona um link dedicado na prática.
Quais são as principais diferenças entre as duas propostas?
Uma das maiores distinções entre as duas alternativas é o volume de pessoas ou (aparelhos) que utilizam a rede simultaneamente. A internet banda larga, embora dependa de contratação, é mais ampla e abrange empresas de todos os tamanhos, bem como usuários comuns.
Já o link dedicado tem uma atuação específica, direcionada e voltada para negócios que realmente se preocupam com a qualidade de sua conexão. Orientado para o mundo corporativo, conta com acesso exclusivo, o que melhora os resultados de conexão e velocidade.
Outro ponto importante é a estabilidade. Como tem maior utilização simultânea, a internet banda larga sofre com as instabilidades. O link dedicado, por outro lado, garante uma atuação segura e com menos riscos de interrupções.
A segurança é mais uma diferença relevante entre as opções. No caso do link dedicado, há um nível reforçado de segurança. Isso acontece porque o acesso exclusivo diminui os riscos de interceptação de conexão. Além disso, permite criar servidores internos, adotar a criptografia e proteger o ambiente virtual de forma robusta.
No geral, são possibilidades com propósitos diferentes, pois a versão dedicada e exclusiva é a melhor escolha para que as empresas tenham um bom desempenho na conexão.
Como fazer a melhor contratação?
Para aproveitar todos os benefícios do link dedicado, é válido fazer a contratação ideal para cada cenário. Para obter os melhores resultados e ter a certeza de funcionamento dentro do esperado, pode ser muito interessante contratar uma empresa especializada no assunto.
Verifique o atendimento e a satisfação de outros clientes em relação ao serviço prestado. Confira, ainda, indicadores de disponibilidade e outros elementos para ter a certeza de fazer a melhor escolha. Com o contrato adequado para seu perfil, estará no caminho para obter os resultados que espera.
Entre link dedicado ou internet banda larga, a primeira alternativa comumente será a mais adequada para os negócios. Ao unir estabilidade, velocidade e segurança, atende às principais exigências das organizações modernas.
Veja esse artigo com 4 motivos para contratar o serviço de link dedicado da Sothis.
Já que a seleção correta da empresa fornecedora é tão importante, venha conhecer os serviços exclusivos da Sothis para link dedicado!