Como o Coronavírus tem afetado o mercado de telefonia
Os impactos da pandemia do Coronavírus têm afetado todos os setores econômicos, forçando a reestruturação de processos, serviços e tecnologias. Infelizmente, o setor de telefonia não apresenta exceção.
Por isso, em momentos críticos, é ainda mais importante estar bem preparado para lidar com os eventuais obstáculos à frente. Saber como transformá-los em oportunidades para seu negócio é essencial.
Quer saber o que fazer no atual cenário de pandemia e isolamento? Veja quais têm sido os desafios mais frequentes enfrentados pelas empresas do ramo de telefonia durante a crise causada pelo Covid-19!
A exposição a diversos fatores atípicos
É comum que muitas empresas, principalmente as de grande porte e com anos de experiência de mercado, tenham planos de contingência. Processos pré-estabelecidos para o gerenciamento de crises.
No entanto, o surgimento de uma pandemia dificilmente figurava entre os possíveis cenários previstos pela maior parte dos setores econômicos mundiais.
Isolamento social, necessidade de adaptação ao home office. Consequentemente, a maior dependência de serviços de comunicação online são só alguns dos itens de uma longa lista de mudanças nesse novo cenário.
Os desafios para a infraestrutura das empresas de telefonia
O setor de telefonia, como ocorre em outros segmentos, tem tido que correr contra o tempo. Tudo para se adaptar à crescente demanda por serviços de qualidade.
Para isso, alguns negócios vêm adotando soluções de curto prazo para reforçar sua infraestrutura. E assim poder ter alguma tranquilidade para planejar e executar ações mais sólidas com impactos a médio e longo prazo.
Oferecer serviços estáveis e sem perda de qualidade é, mais do que nunca, essencial para sair deste momento com um saldo positivo nas relações com seus clientes.
Logo, conseguir realocar com agilidade e precisão os recursos e pessoas para áreas críticas. Para preservar uma boa entrega para seus usuários, é o diferencial entre sucesso e fracasso durante esta situação anormal.
A migração para o modelo de trabalho remoto
A mudança do trabalho presencial para o home office não afeta apenas seus clientes. Vale dizer que as empresas de telefonia também se viram obrigadas a se reestruturar.
Tudo para oferecer a segurança necessária para seus trabalhadores. Porém, essa mudança traz consigo seu próprio conjunto de desafios.
É importante continuar a gerenciar as cargas diárias de trabalho de seus funcionários de modo a evitar jornadas excessivamente longas. Também é conveniente dar todas as garantias de proteção sanitária para aqueles que precisam continuar trabalhando presencialmente.
Além disso, em alguns casos, existe a necessidade de implementar soluções de segurança digital para o acesso a dados sensíveis da empresa e de clientes.
Isso pode ser feito de diversas formas. Seja pelo uso de VPNs, seja com, por exemplo, o uso de autenticações de duas etapas para logins em redes específicas.
Apesar de este ser um momento que foge à normalidade, com a qual nos acostumamos a lidar, a ocasião reforça a importância de se estar bem preparado para épocas de crise.
Empresas de telefonia com equipes treinadas, processos sólidos de operação e atendimento. Infraestrutura robusta e uma cartela de clientes que confiam no seu trabalho, estão sendo capazes de se adaptar melhor às turbulências atuais.
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