Skip to main content
GestãoTecnologiaTI
Por 12/07/2021
boas-praticas-de-green-ti

Dicas de boas práticas de Green TI

Não podemos negar: mesmo permeada por propósitos verdadeiros, lucro é o principal objetivo de qualquer empresa, até para garantir sua própria existência. Por isso, ser notado pelo seu público pode aumentar perceptivamente o faturamento do seu negócio.

Pensando em conquistar clientes fiéis, muitas empresas começaram a promover programas que buscam a conscientização ecológica apostando em programas verdes. Com essa ação, a sua boa reputação é transformada em lucros e uma estimativa de crescimento do público consumidor.

O que é o Green TI?

Da demanda de energia elétrica aos materiais que são utilizados para produzir computadores e gadgets, podemos elencar inúmeros elementos que afetam o meio ambiente, direta ou indiretamente. A poluição causada pela tecnologia que avança, também regride a saúde ecológica do planeta.

The Green TI é representado pela coletânea de práticas que procuram não danificar o meio ambiente. Isso é possível através do uso de forma limpa dos recursos eletrônicos, fazendo com que as atividades que envolvem a tecnologia da informação não afetem negativamente o nosso planeta.

Confira a seguir algumas práticas fáceis para aplicar no seu negócio a seguir:

  1. Cloud Computing

Existem diversos modelos de Cloud Computing, como o uso de software, infraestrutura ou plataforma como serviço. Respectivamente, a empresa é capaz de acessar um determinado software pelo navegador web, contratar um ambiente completo de trabalho sem preocupações com a manutenção, ou utilização por demanda de hardwares, servidores, reuters e outras ferramentas.

  1. Virtualização de servidores

Um processo inteligente realizado com o auxílio de um software que é responsável por autenticar todo o passo a passo de execução de códigos e ordens em diversos sistemas independentes alocados em um único servidor físico.

The economia de dinheiro é significativa exatamente por dividir esse servidor em vários sistemas virtuais, tornando o seu negócio mais rentável e estável, evitando a necessidade de compra de vários hardwares.

Confira neste artigo quais sãos os 4 cuidados necessários com a virtualização de servidores.

  1. Backup na nuvem

Seguindo a mesma estratégia do anterior, o backup na nuvem se torna necessário para evitar perda de tempo produtivo com possíveis desastres. Falhas técnicas são recorrentes e a facilidade de compartilhar arquivos e dados em serviços de hospedagem aumenta a segurança por acessar versões anteriores de uma mesma gama de conteúdo.

Veja também este artigo onde falamos da importância do backup em nuvem.

Resultado: clientes fiéis

Ser consciente vem sendo uma pauta muito discutida. Os consumidores gostam de comprar de empresas que se importam com o meio ambiente, o que traz um sentimento de pertencimento muito forte, atraindo pessoas que têm a mesma linha de pensamento e podem vir a se tornar clientes fiéis da sua empresa.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu