A importância em medir a satisfação do cliente
“O cliente está sempre certo”, essa é uma frase que foi disseminada na cultura empresarial por muitos anos. Nada em excesso é saudável, mas a ideia ainda é válida e é aplicável em outras etapas e lugares, e é importante estarmos sempre readaptando para as situações mais modernas para a medição da satisfação do cliente.
Um cliente satisfeito gera propaganda positiva, fidelidade e gera movimento, logo, mais lucro. Por outro lado, um cliente insatisfeito tem o mesmo resultado mas negativo. Portanto, é de suma importância entender os pontos em que a empresa está acertando e quais está errando, e não há maneira melhor para isso do que medindo a satisfação dos clientes.
Veja neste artigo como transformar reclamações de clientes em dados para sua empresa.
Reconhecer os erros e apontar as qualidades
Se um cliente não está feliz com a experiência na empresa, com certeza há algo errado e procurar cegamente é muito mais difícil de se achar os pontos de melhora. Por pior que seja ouvir sobre as falhas e defeitos, o primeiro passo é reconhecer e identificar esses pontos para então conseguir aperfeiçoar.
A pesquisa de satisfação se mostra extremamente efetiva para esse fim, além de também apontar para as partes boas que estão sendo bem vistas pelo público. Porque nem tudo é apenas sobre defeitos e erros, é importante saber onde que estão acertando também.
Agilidade e eficiência na resolução de problemas e processos
Sabendo exatamente onde trabalhar, os problemas são mais facilmente resolvidos e as mudanças são mais rápidas e precisas, indo direto na raiz da dificuldade. Dessa maneira poupando tanto esforço quanto tempo, otimizando todo o processo e já implementando as mudanças.
Aos poucos, o processo também se torna orgânico e mais automatizado, deixando de ser algo maçante e trabalhoso. Quanto melhor for o desenvolvimento do procedimento, será possível captar cada vez mais informações e continuar a se aprimorar.
Retenção e captação de clientes
Depois de todo esse processo, o número de retenção de clientes irá aumentar com certeza, já que aquele problema provavelmente não era algo de apenas um ou dois. E maior movimento chama atenção e atrai novos consumidores, aumentando a circulação do negócio.
Isso vai criar uma imagem de bom relacionamento entre empresa e cliente, auxiliando na formação de público. A partir daí é manter aquecida a relação e continuar a procurar saber e entender o quão satisfeitos os clientes estão.
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