Skip to main content
TI
Por 03/09/2020
profissional de TI

4 características de um bom profissional de TI

O mercado de TI está em constante evolução e, justamente por isso, é um dos que mais vem crescendo nos últimos anos. Com tecnologias inéditas sendo desenvolvidas regularmente. Há sempre espaço para quem quer se dedicar a uma carreira como profissional de TI.

há sempre espaço para quem quer se dedicar a uma carreira como profissional de TI.

Apesar de a concorrência ser bastante elevada no setor de tecnologia da informação, com bons diferenciais é possível conquistar aquela vaga tão desejada na empresa dos seus sonhos. Confira, a seguir, 4 pontos fortes que vão dar a você uma ótima vantagem na disputa para ser contratado!

1. Ter vontade de sempre aprender mais

O setor de TI é um dos que mais passa por mudanças frequentes. Seja por causa da alta concorrência de serviços e tecnologias, seja para superar os novos desafios que surgem a todo momento. Sendo assim, é de extrema importância que um profissional de TI esteja sempre aprendendo!

Vale a pena participar de treinamentos sobre novas ferramentas disponíveis no mercado. É de grande ajuda fazer cursos para se atualizar sobre o que já mudou na sua área de atuação. 

Você pode também comparecer a conferências e eventos que tratam de tecnologias recém-desenvolvidas. Essas são algumas das formas de se manter em dia com as evoluções que esse trabalho exige.

Não adianta terminar uma graduação ou curso técnico e parar por aí. Quem quer trabalhar com tecnologia tem que estudar a vida toda!

Veja neste artigo quais são os 4 motivos para capacitar sua equipe de TI.

2. Conseguir se adaptar bem às mudanças

Uma das consequências mais diretas da natureza mutável do setor é que todo profissional de TI é exposto a novidades com frequência. 

Na prática, isso significa ter que aprender novos procedimentos de trabalho, mais softwares e estar sempre em dia com os termos técnicos que surgem a cada leva de mudanças.

Portanto, é imprescindível ser capaz de absorver com rapidez as habilidades e conhecimentos que vão surgir ao longo da carreira. Mais do que isso, é importante saber como e onde encontrar essas informações atualizadas.

3. Ser capaz de se comunicar de forma eficiente

Agora, não adianta muita coisa estar a par de tudo que há de mais recente e inovador no mercado. Mas não conseguir traduzir esse conhecimento em ações que impactem seu dia a dia no trabalho. 

Por isso, a habilidade de comunicar o que sabe aos outros, de forma simples e efetiva, funciona como uma extensão do seu aprendizado. Faz uma ponte entre a teoria e a prática.

Se você concluiu um curso ou treinamento, é interessante ser capaz de transmitir o que aprendeu a seu gestor e aos demais colegas de trabalho de forma eficiente. Por exemplo, através de uma simples reunião

Desta maneira, a equipe como um todo pode pensar em como implementar esse conhecimento para otimizar algumas tarefas recorrentes na organização.

É possível também que outros times dentro da mesma empresa possam ser beneficiados com aquelas informações. Sendo assim, você pode acabar transformando o que aprendeu em um treinamento para outras áreas. Isso que vai lhe dar maior visibilidade e, consequentemente, mais chances de crescer ali dentro.

4. Gostar de ser um profissional de TI

Por fim, a base dessa vontade de aprender, do esforço diário para se manter atualizado com as tendências mais recentes e suas aplicações práticas é gostar de ser um profissional de TI. Para quem tem paixão pela área, nada disso parece extremamente desgastante ou desanimador.

É claro que ser um bom profissional de TI dá trabalho, exige dedicação e disciplina. Mas também é inegável que tudo fica um pouco mais fácil quando fazemos aquilo de que gostamos, certo?

Veja também como elaborar a gestão de recursos para o TI da sua empresa!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu