Como calcular a vida útil de um equipamento de TI?
Todos os produtos que compramos possuem uma vida útil, e os equipamentos de TI não fogem a essa regra. São equipamentos que precisam estar constantemente em avaliação, pois interferem diretamente na qualidade dos serviços oferecidos. Com os devidos cuidados, é simples manter esses equipamentos funcionando corretamente durante sua vida útil.
Tempo de vida útil
Para calcularmos a vida útil de um equipamento de TI, devemos multiplicar o tempo (em anos) que se deseja usá-lo com o número de horas a serem trabalhadas em um ano. Para exemplificar, se pegarmos um telefone celular que uma empresa deseja usar por 4 anos, durante 8 horas por dia, por 200 dias no ano, a vida útil do aparelho será de 4 x (8 x 200) = 6400 horas.
Taxa de depreciação
Uma outra taxa a ser analisada é a taxa de depreciação do equipamento, que indica a perda de seu valor ao longo dos anos. No caso de equipamentos eletrônicos, o percentual estipulado é de 20%. Para fazer o cálculo, é necessário subtrair o valor residual do valor novo e dividir pelo tempo de vida útil do equipamento em anos.
Vamos tornar a explicação mais fácil utilizando um telefone celular como exemplo prático. Um aparelho é comprado por 3 mil reais e tem vida útil de 4 anos. Subtraímos seiscentos reais (referente aos 20% residuais) e dividimos o resultado por 4 anos. Logo, temos (3000-600) / 4 = 600, isto é, o celular será depreciado seiscentos reais por ano.
Como renovar os equipamentos?
Com uma boa análise desses cálculos, algumas empresas observam que não é sempre benéfico, para elas, comprar novos equipamentos. Uma boa solução para o caso é a locação desses equipamentos, que evitam gastos desnecessários com a depreciação de dispositivos comprados. Indo além, as empresas locadoras podem, inclusive, focar no desenvolvimento tecnológico da empresa.
Para equipamentos mais robustos e que são utilizados com uma frequência maior para tarefas pesadas, o processo de remanufatura de computadores soa atraente para o bolso. Nesse procedimento, as máquinas recebem upgrades ao longo dos anos de uso para melhor atender a demanda dos colaboradores.
Computadores podem ser frequentemente atualizados e personalizados para se adequar às funcionalidades específicas.
É necessário acompanhar de perto o setor de TI da sua empresa para chegar à melhor solução de manuseio e administração de material informático. Assim, a maneira mais indicada de oferecer equipamentos aos colaboradores pode ser encontrada para fornecer o melhor suporte técnico para a gestão desses produtos.
Veja também algumas dicas para identificar problemas na gestão de TI da sua empresa.