Como funciona o algoritmo dos buscadores on-line?
Uma das maiores dificuldades quando se produz conteúdo para blogs e sites é conseguir tornar esse material relevante e “encontrável” para o público-alvo. Para isso, é preciso entender como funciona o algoritmo das plataformas de busca para adequar o SEO da melhor maneira possível. Porém, ao mesmo tempo, não existe uma fórmula padrão para atingir esses resultados.
Entender quais são os critérios utilizados por essas plataformas para ranquear os resultados não é uma tarefa fácil, muito menos ganhar visibilidade por meio do tráfego orgânico – aquele que não exige investimento monetário para garantir sua propagação.
O que é um algoritmo?
Individualmente, um algoritmo é uma sequência de instruções que é ativada ao realizar um comando. O conjunto de ações ao realizar uma pesquisa em busca de informações define como os resultados serão dispostos, sendo possível ranquear e apresentar ao usuário com base no seu uso da Internet, interesses ou localidade, por exemplo.
Com esse objetivo, podemos estabelecer uma lista de resultados por ordem de relevância.
Como funciona o algoritmo do Google?
Não existe uma resposta exata, mas é possível acreditar que o sistema se utiliza de três passos: o rastreamento, a indexação e o ranqueamento.
Todas as páginas na Internet são armazenadas através de atalhos por robôs (bots) em um banco de dados, esses responsáveis por fazer uma varredura em cada URL da web e extrair palavras-chave.
A indexação consiste na organização de todo esse banco de dados para que sejam encontrados com facilidade. A ação de empresas de marketing digital entram com o trabalho de elencar boas palavras-chave e criar mapas do site contratado. Quando uma busca é executada, o Google apresenta os melhores resultados classificados em ordem de relevância por meio de mais de 150 fatores secretos.
O algoritmo é constantemente atualizado
A atualização mais recente do algoritmo aconteceu em 2019 e apresenta uma maneira de pesquisa na qual o algoritmo aprende com os usuários. Uma vez que quase 20% das pesquisas são inéditas nas plataformas, o Google analisa o comportamento do usuário para que o contexto geral da pesquisa seja compartilhado com um grupo maior de pessoas, não limitando sua busca exclusivamente à palavra-chave pesquisada.
Todas essas atualizações tornam a plataforma mais inteligente, configurando assim um estágio inicial de assistência virtual.
Hoje, sabemos que é possível conferir o horário do cinema, acessar o trajeto para certo local, acompanhar voos e muitas outras ferramentas úteis que evoluíram de palavras-chave em comum.
A tecnologia está em constante mudança; devido a isso, o seu website deve acompanhar e oferecer adequação a essa evolução.
Tão importante quanto conhecer os algoritmos, saber quais são as plataformas de blogging, suas vantagens e desvantagens, podem ajudar no trabalho de SEO.