Metodologia OKR: por onde começar a implementação
Contar com um método para definir quais são os objetivos de uma empresa é algo essencial hoje em dia. Devido a isso, surge a metodologia OKR, Objectives and Key Results – ou Objetivos e Resultados-Chaves, em tradução livre. Utilizar essa metodologia faz com que cada colaborador, individualmente, seja capaz de entender como que cada ação impacta em um todo, nos resultados da companhia.
Confira a seguir algumas dicas fornecidas por grandes empresas como o Google, o Twitter e a Netflix sobre como você pode integrar essa ferramenta no dia a dia da sua empresa e traçar os objetivos de forma inteligente com a finalidade de atingir resultados melhores.
A estratégia perfeita
O conceito de OKR pode ser resumido em cinco respostas: onde estamos, para onde queremos ir, quais as mudanças que precisam acontecer, como essas mudanças devem acontecer e como vamos medir o progresso.
Com essa estratégia, qualquer plano sai do papel, dependendo única e exclusivamente da organização de times.
Vem de cima para baixo
Com a responsabilidade de definir os rumos da empresa, defender missão, visão e valores, o CEO deve ser o responsável pela implementação. Sendo a figura mais conhecida, cascatar as informações e contar com gestores para que o processo ande é a melhor solução para que a informação chegue em todo mundo. Nada como um bom exemplo a se seguir.
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Objetivos devem ser colaborativos
Ter o trabalho reconhecido no ambiente de trabalho é uma das maiores conquistas no mercado. Levando esse ponto em consideração, destacar que ações individuais têm impacto no resultado final, o desempenho de todos da equipe engrandece.
O engajamento dos colaboradores reduz o silêncio, uma vez que a tendência é de não ver um comprometimento quando não se tem voz. Quando os funcionários trabalham com seus gestores para definir metas, a produtividade aumenta.
Quantidade e monitoramento de objetivos
Procure não se sobrecarregar com objetivos. Estabelecer 3 ou 4 metas já é de bom tamanho para evitar a perda de foco ou falta de motivação. O ideal é que esses objetivos sejam divididos a curto prazo, facilitando a renovação desses objetivos e adiantando a sensação de vitória.
Não adianta definir metas se elas não estão sendo cobradas e analisadas. Portanto, defina com o seu time os indicadores de desempenho: satisfação dos clientes, métricas atualizadas, aumento de engajamento, etc.
Comemore
Como gestor você tem a responsabilidade de acompanhar o andamento de todos os objetivos – individuais ou coletivos – e tornar pública a conquista. Essa é uma prática importante para promover os funcionários e reconhecê-los por seus desempenhos.
Formas possíveis de fazer isso é divulgar em quadro de avisos ou TVs corporativas, compartilhar a informação com a equipe responsável pelas redes sociais ou emanar verbalmente o feito.
Converse com o RH da sua empresa e solicite a implementação da metodologia OKR.
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