O que exigir ao contratar um profissional de TI?
Fazer a gestão de TI é algo de grande relevância para o sucesso de uma empresa. Com o uso das ferramentas corretas, bem como com os talentos associados, é possível ter os melhores resultados. Então, contratar um profissional de TI é uma tarefa que exige atenção para que entregue um desempenho realmente satisfatório para a organização
Para preencher a vaga da maneira ideal, o indicado é conferir alguns aspectos sobre o perfil do especialista. A boa contratação otimiza a performance desse setor e ainda contribui para reter os talentos por mais tempo na empresa.
Se não quiser ter dúvidas, veja o que exigir ao contratar um profissional de TI!
A formação técnica garante segurança para a empresa
A primeira exigência na hora da contratação tem a ver com a formação técnica. Para que você conte com uma estrutura profissional, é indispensável que o talento em vista apresente uma formação técnica robusta.
O curso de graduação é o principal a ser exigido nesse ponto, mas também é possível definir as demandas em relação a cursos técnicos e capacitantes, dependendo do papel a ser exercido dentro da equipe.
Para ter o apoio de especialistas com bom aprofundamento em cada assunto, por outro lado, o ideal é considerar a exigência de pós-graduação e de bons cursos livres. Assim, há como ter a certeza de que o profissional de TI está de fato habilitado a desempenhar algumas funções.
Leia esse artigo com 4 características de um bom profissional de TI.
Os conhecimentos em soluções específicas são essenciais
Ao mesmo tempo, exigir apenas a formação técnica não é o bastante. Cada empresa tem uma necessidade, o que significa que os conhecimentos específicos devem ser analisados caso a caso.
O entendimento sobre uma linguagem de programação ou sobre uma solução de telefonia pode ser mais relevante que outros aspectos. Por isso, é fundamental considerar como é a operação do seu negócio para ter a certeza de que tudo sairá conforme você precisa.
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A experiência do profissional de TI melhora bastante sua atuação
Não menos importante, é possível exigir a experiência prévia em determinadas áreas. Ter um especialista que já desenvolveu soluções parecidas ou que teve contato com o setor de atividade de seu empresa são pontos muito positivos.
Para não diminuir muito a captação de oportunidades, vale incluir certas experiências como um diferencial — em vez de torná-las um pré-requisito para contratação. Assim, fica mais fácil reunir os talentos com bom potencial para crescer na empresa.
A exigência por ao menos um pouco de experiência no mercado tem tudo a ver com a eficiência após a contratação, já que os treinamentos necessários serão menores e ficarão mais diretos ao ponto. Com maior dinamismo, o profissional de TI já começa a apresentar os bons resultados que você tanto espera ver na sua organização.
As soft skills são determinantes para o sucesso
Para completar, é indispensável que o candidato a determinada vaga reúna certas habilidades e competências pessoais. As chamadas soft skills não têm a ver com a parte técnica, mas envolvem características essenciais para o cotidiano do negócio.
Competência analítica, bom relacionamento interpessoal, proatividade e capacidade de cumprir metas são apenas algumas qualidades desejáveis.
Quando você avalia todas essas questões de um profissional de TI, a contratação se torna mais eficiente e adequada para gerar boa performance. Então, não deixe de manter esses pontos claros para atrair as pessoas certas para sua equipe de talentos.
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Referências: