O que fazer após seu equipamento corporativo ser roubado ou furtado?
Algo que não é novidade para ninguém é o costume das empresas oferecerem dispositivos corporativos como computadores, smartphones e tablets com a finalidade de tornar o trabalho possível dentro e fora do ambiente de trabalho. Com a pandemia ao longo dos últimos dois anos, a necessidade cresceu mais ainda, mas muitos não sabem todo o cuidado que deve ser tomado com esses equipamentos.
Você sabe o que fazer se o seu dispositivo corporativo for roubado?
Comunique e bloqueie o acesso ao aparelho
Antes de mais nada, a empresa deve ser informada o mais depressa possível. Por ser um item de valor profissional, alguns dados contidos no aparelho podem prejudicar caso vazem. Portanto, entre em contato imediatamente com o setor de RH e TI da sua empresa.
Mesmo após as contas de banco e e-mail serem desvinculadas do seu aparelho roubado, é importante que todas as suas senhas sejam alteradas, tanto pessoais, quanto profissionais. Você pode realizar essa ação com um outro dispositivo.
Saiba como calcular a vida útil de um equipamento de TI.
Faça um boletim de ocorrência
Você foi vítima de um roubo, portanto um Boletim de Ocorrência deve ser feito. O BO serve como prova do que aconteceu e pode proteger a empresa caso o aparelho seja utilizado com finalidades ilícitas.
Hoje é possível abrir um Boletim de Ocorrência pela internet.
Como impacta a empresa?
O risco de vazamento de dados quando um dispositivo é roubado existe e, muitas vezes, furtos podem ser planejados com essa intenção. Com os dados empresariais em mãos erradas, as informações podem impactar a empresa de forma muito negativa, envolvendo processos, demissões e descontinuação de projetos.
Um exemplo muito relevante para o caso foi o Google+, rede social que encerrou seus trabalhos devido a um vazamento de informação confidencial.
Veja esse artigo que preparamos para você com 5 dicas para evitar vazamentos de dados da sua empresa.
A Kapersky Lab realizou uma pesquisa em 2018 sobre o assunto e apontou que 30% dos colaboradores envolvidos em vazamento de informações comumente são demitidos.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as empresas precisam ficar atentas às suas responsabilidades, uma vez que a multa pela quebra da lei é exorbitante.
Previna com medidas de proteção
Existem medidas que contribuem na prevenção contra o roubo e uso indevido dos dispositivos. Realizar backups periódicos, utilizar rastreadores e ter um seguro contratado podem ser ações tomadas pela empresa que evitam dor de cabeça com vazamento de dados e reposição do equipamento do colaborador.
Esses são os pontos básicos que devem ser levados em consideração antes e após um roubo, mas tenha em mente que cada empresa apresenta suas próprias políticas para diversas situações. Entre em contato com a sua empresa e verifique por treinamentos de precauções e segurança para estar alinhado com as políticas adotadas.