O que significa a tendência do Metaverso?
Mark Zuckerberg já é dono de quatro grandes redes sociais: Facebook, Instagram, Snapchat e WhatsApp, mas o idealizador do Facebook ainda tem muitas ideias para tirar do papel. A mais recente é o Metaverso.
Quando falamos de tecnologia, várias ações que tomamos com computadores e smartphones vêm à mente. Video games, filmes, séries, plataformas de streaming e Internet são algumas das ferramentas que podem ser encontradas no futuro Metaverso, em um lugar só.
O que é o metaverso?
Trata-se de uma realidade virtual com várias tecnologias avançadas, como a 3D e a inteligência artificial, utilizando um óculos de realidade aumentada. Em palavras simples, é uma mistura de Matrix com The Sims.
É perceptível que essa tecnologia já era esperada há muito tempo por conta de livros e filmes que já exploraram a temática nas telonas. Ainda assim, a ousadia de Zuckerberg é enorme, uma vez que promete criar um mundo paralelo com profissões, hobbies e tudo mais.
Como funciona?
O novo projeto promete ser o futuro da Internet. A ideia é que tudo que fazemos online possa ser visto e tocado: banca de jornal com notícias, sala de audição para ouvir música, bibliotecas para leitura, etc.
Em contrapartida, é uma tecnologia muito avançada para o momento em que estamos, então o acesso ainda é muito limitado e distante de ser relevante para o nosso dia a dia no momento.
Veja também Wi-Fi 7.0, a nova tecnologia de conectividade ultra rápida.
Como entrar no metaverso?
Para entrar no metaverso é necessário uma conexão com a Internet de alta velocidade, óculos de realidade aumentada, criptomoedas e blockchain. Criptomoedas e NFT são tendências de utilização no futuro e algumas como a MANA e Star Atlas podem ser comercializadas entre lá e o mundo real. É esperado também que seja possível comprar terrenos para ter uma casa no universo paralelo, podendo trazer lucro com aluguel e vendas.
Leia este artigo sobre a importância das estratégias omnichannel.
Principais tendências
Com a evolução constante, é esperado que alguns pontos tenham um grande desempenho em crescer ao longo dos próximos cinco anos. Dentre eles, podemos esperar inteligência artificial, assistentes virtuais e chatbots e a redução de emissão de carbono através de meios de trabalho mais sustentáveis.
O que estamos vivendo é o início de uma nova fase digital, um avanço proposto por Mark Zuckerberg para ser a próxima geração da Internet.
Você também pode se interessar neste artigo sobre os mitos sobre Inteligência Artificial na TI.