OpenIA e Windows 11: parceria traz Copilot, a revolução em IA no sistema operacional
Em setembro de 2023, o Windows 11 lançou uma atualização que trouxe um dos recursos mais esperados pelos seus usuários: o assistente Copilot, a nova integração de inteligência artificial (IA) generativa do sistema operacional. Após o fim da Cortana, a promessa foi que a interação com o PC seria aprimorada, com a possibilidade do Copilot usar a IA para criar resumos de textos, editar imagens, sugerir músicas ou ativar diversos outros recursos.
Integração com aplicativos
Desenvolvido em parceria com a OpenIA, o Copilot se integra satisfatoriamente a várias plataformas e aplicativos da Microsoft. Uma de suas funções é o suporte oferecido para o robô DALL-E 3 no Bing, que leva em consideração o histórico do usuário para obter respostas personalizadas.
Integrando-se ao Microsoft 365, pacote com os já conhecidos Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, o Copilot conseguirá analisar arquivos e e-mails, por exemplo, podendo planejar, inclusive, viagens a trabalho. As funcionalidades são inúmeras e bastante efetivas.
The Copilot também pode fazer integração com o navegador nativo do Windows, o Edge, e o Bing, site de busca da Microsoft. Uma vez integrado, ele pode oferecer uma busca e navegação mais eficientes, trazendo resultados mais rápidos e objetivos.
Como ativar o Copilot
O acesso é fácil e rápido, sendo feito através do menu de Configurações do Windows 11, selecionando a seção da barra de tarefas e, então, ativando o Copilot. Após a ativação, ele já está pronto para receber comandos, seja por voz ou texto.
Caso o recurso não esteja disponível, é possível que o sistema ainda não tenha sido atualizado, o que pode ser feito através do menu Configurações e, em seguida, Windows Update.
Recursos adicionais
Clipchamp: o Microsoft Clipchamp é um editor de vídeo já disponível no Windows que, com a integração do Copilot, traz edições inteligentes para os usuários, facilitando a tarefa sem a necessidade de um conhecimento profissional na área.
Bloco de notas: o já conhecido bloco de notas, nativo do Windows, agora também conta com o aprimoramento do Copilot, trazendo sugestão de escrita, integração com outros aplicativos da Microsoft e correção automática.
Fotos: o aplicativo de fotos do Windows também está usufruindo da integração com o Copilot, que traz uma melhor organização das suas imagens, sugestão de edição e realiza uma busca personalizada para encontrar imagens relacionadas.
Paint: no programa de edição de imagens do Windows, o Paint, o Copilot utiliza o recurso Cocreator para criar imagens segundo o solicitado.
Apesar das grandes funcionalidades que o Copilot pode trazer, ainda é necessário frisar que a IA presente nele pode conter erros, aviso que vem descrito na própria janela do recurso, por se tratar de uma versão beta. Portanto, por mais que possa ser usada como um facilitador, é necessária uma boa revisão, enquanto assistimos aos avanços futuros da ferramenta.
Veja também Por que a exploração espacial é tão importante para a nossa tecnologia.