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Por 04/01/2023
Os cinco Ps do Marketing

Os cinco Ps do Marketing

Na era da tecnologia em que vivemos, o boca a boca é fundamental para a movimentação e manutenção do público. E uma das ferramentas mais eficientes para manter essa roda girando é o marketing. Quem domina o marketing com certeza terá uma enorme vantagem perante os concorrentes. 

Para entender melhor como funciona essa palavra que hoje está na moda, vamos apresentar aqui os cinco Ps do Marketing: Produto, Preço, Promoção, Praça e Pessoas. 

Produto 

Produto é o que a empresa oferece, pode tanto ser um bem material quanto um serviço. É a base de toda a negociação, uma boa venda nem sempre sustenta um produto ruim ou insuficiente, por isso também é o primeiro P abordado aqui. 

Para isso, é necessário entender profundamente e em detalhes aquilo que está vendendo. Qual é o meu produto? Quem é o público-alvo? Qual solução ele apresenta? Qual a atuação dele no mercado? Qual o diferencial dele para outros semelhantes? 

Entendendo bem esse tipo de pergunta e compreendendo seu produto, já podemos ir para o próximo item. 

Preço 

“Não existe almoço grátis”, é importantíssimo saber precificar as coisas, mas sempre na medida certa. Se for barato demais não cobre os gastos e não gera lucros. Se for caro demais não há venda, tendo o mesmo resultado. 

Uma boa maneira de fazer o cálculo base é começar pelos gastos, os materiais, as contas da empresa, os funcionários… Além de ter que pagar os fornecedores e colaboradores. 

Depois disso é equilibrar com o valor de mercado, conseguir tirar lucro e aos poucos otimizando os preços com pesquisas de satisfação com clientes. 

Promoção 

No sentido de promover as vendas, não necessariamente como liquidação, mas para tornar sua marca conhecida para quem interessa, seu público-alvo. Mas como fazer isso? Quais estratégias usar? Como atingir seu público de maneira mais efetiva? 

Assim como com o produto, o primeiro passo é entender o que funciona melhor com cada um e em cima disso ir se aprofundando. Qual a melhor mídia (Redes sociais, revistas, televisão, rádio, etc)? Quais estratégias seus concorrentes utilizam e de que modo isso influencia nas ações que você deve tomar? 

E sempre alimentando essas promoções para manter o movimento constante. 

Praça  

Ou seja, como o cliente chega em seu produto. Seja através de lojas físicas, digitalmente, através de perfis na web, etc. E como definir onde, como e quando vender os produtos da sua empresa? Esta é a resposta que só você e sua equipe podem descobrir. 

Onde vender é o foco estratégico para um negócio e deve ser cuidadosamente considerado para operar com eficiência. Agora, que já foi dada uma compreensão mais profunda do produto e de seu público, basta usá-lo para entender onde vender mais estrategicamente. 

Veja neste artigo como funciona o algoritmo dos buscadores on-line.

Pessoas 

Por último mas não menos importante, as Pessoas. Incluídas tanto na parte de entender melhor o consumidor mas também na criação, divulgação e distribuição, todas as pessoas envolvidas do começo ao final do processo.  

Nessa etapa final é necessário compreender o que a equipe vai precisar para apenas então trabalhar em como irá compô-la. Mapear, identificar e agir em cima disso, assim como as etapas anteriores. 

Com esses pilares bem estruturados, a empresa terá uma base sólida para começar a estruturar o marketing e alavancar os negócios. 

Veja também este artigo sobre o que significa a tendência do Metaverso. 

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Autor:
Equipe de produção de conteúdo

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