Qual é a importância da autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é uma tática que veio para trazer mais segurança ao acessar contas online. Ela é uma segunda verificação de identidade do usuário ao fazer o login em sua conta, de modo que só ele consiga acessá-la, mesmo que sua senha tenha sido vazada ou seu dispositivo roubado. Essa autenticação também é conhecida pela sigla 2FA, que vem do inglês “two-factor authentication”.
Como funciona a autenticação de dois fatores
Com a finalidade de ter um acesso mais fácil às suas contas, os usuários em geral tendem a colocar senhas fracas e repetidas para suas contas, tornando-as vulneráveis a ataques de cibercriminosos. Com a autenticação de dois fatores, o acesso às contas fica bem mais seguro, pois não só o usuário precisará digitar sua senha, como precisará confirmar que realmente é ele quem está tentando acessá-la.
Esse mesmo esquema também é muito utilizado para empresas de todos os portes, por contar com uma porta de segurança a mais a dados confidenciais, máquinas e equipamentos de uso profissional.
Diversos métodos estão disponíveis para a autenticação de dois fatores como, por exemplo, a solicitação de um código por SMS ou e-mail, biometria, código PIN, segunda senha, dispositivos de token ou, até mesmo, uma ligação. Para situações emergenciais e mais confidenciais com seus clientes, é possível ativar o acesso com materiais físicos USB e certificados digitais via token de ativação, através de um sistema criptografado.
Não existe uma obrigatoriedade de uso específico de métodos, mas esses métodos tendem a se tornar mais difíceis com o crescimento proporcional à confidencialidade do material. Documentos oficiais e obrigatórios por lei, como as notas fiscais, é recomendado um certificado virtual; para acessos simples de contas ou e-mail, um código SMS é mais do que suficiente para comprovar a identidade do proprietário.
Confira algumas dicas de segurança para se proteger e proteger sua empresa de vazamentos.
Como implementar o serviço em sua empresa
Como um usuário comum que utiliza a ferramenta em sites e aplicativos, sabemos que para utilizar o serviço basta acessar as configurações da conta e procurar pelo serviço, que pode estar descrito como autenticação de dois fatores ou duas etapas nos menus de Segurança.
Existem diversas empresas especializadas em segurança que oferecem o serviço de autenticação de dois fatores; em paralelo a elas é interessante alinhar as expectativas com base no nível de proteção desejado e o quão o material deve se limitar a vazamentos. Em um país como o Brasil, onde o índice de ataques online é extremamente alto, proteção nunca é demais.
É válido lembrar também que qualquer ação adicional para promover a segurança deve ser levada em consideração. Opte por senhas fortes, utilize antivírus, faça análises de vulnerabilidade e promova treinamentos com seus colaboradores para evitar atividades perigosas no ambiente online de trabalho.
Veja também como funciona a criptografia de dados e aprimore mais a segurança da sua empresa.