Quando e como investir em terceirização de serviços de TI?
A terceirização já se tornou uma prática recorrente em diferentes empresas. Antes da Nova Lei da Terceirização, era proibido que a atividade-fim fosse repassada para outra empresa — somente as atividades-meio podiam ser terceirizadas. Agora, tudo mudou.
O outsourcing (outro nome da terceirização) se aplica, portanto, a qualquer setor e a qualquer atividade, inclusive o setor de TI.
Vamos mostrar que realmente vale a pena adotar essa solução para agilizar o trabalho, economizar gastos e obter um diferencial competitivo. Mas quando investir em outsourcing? Como terceirizar os serviços de TI?
Leia o post que preparamos para você e tire suas dúvidas sobre o assunto!
Quais são os benefícios de investir em TI?
Já sabemos que, para promover o crescimento empresarial, seja de uma loja física ou e-commerce, a tecnologia é fundamental. Investir em TI gera resultados positivos, como:
- Rapidez nos processos;
- Otimização da produtividade;
- Melhorias na comunicação;
- Integração da tecnologia com todos os setores;
- Maior praticidade e segurança no armazenamento dos dados.
Por que terceirizar os serviços de TI?
Para responder por que e quando terceirizar os serviços de TI, devemos avaliar alguns pontos. Empresas maiores, já consolidadas, certamente preferem ter seu próprio departamento interno de Tecnologia da Informação. Muitas vezes, é mais vantajoso.
Ainda assim, considerando o atual cenário da economia mundial, não é de estranhar que mesmo grandes organizações recorram à terceirização em diferentes áreas — inclusive em TI.
Implementar serviços de TI na própria empresa é um grande desafio, envolve custos elevados relacionados a equipamentos, profissionais qualificados, manutenção e outras coisas.
Para o comércio eletrônico será que compensa? Ou será que é melhor recorrer ao outsourcing e contratar somente os serviços de TI que o negócio precisa? As próprias características do e-commerce mostram que ele investe menos em infraestrutura física para economizar gastos.
Ao contratar os serviços de uma empresa especializada, a responsabilidade pela segurança, manutenção, suporte técnico, compra de equipamentos fica a cargo da empresa terceirizada.
Além disso, você não precisa contratar serviços que a empresa não usa. Contrata apenas o que for necessário. Caso, posteriormente, um novo serviço se faça necessário, é possível fazer um novo contrato. A flexibilidade do outsourcing ajuda a economizar gastos e a melhorar a eficiência.
Veja neste artigo o que é outsoursing e como ela ajuda a área de TI.
Como investir na terceirização de TI?
O primeiro passo é definir quais os serviços de TI que a empresa precisa. O call center é um dos grandes trunfos do comércio eletrônico. Aliado a recursos digitais que promovem uma comunicação efetiva com os consumidores, melhorando a qualidade do atendimento dos operadores.
É fundamental pesquisar pelas empresas que realmente oferecem as soluções que você precisa. Analise a flexibilidade dela, a qualidade dos produtos/serviços, as condições de pagamento, as garantias, a assistência técnica, o nível de tecnologia.
Atualmente, a computação na nuvem é uma das tecnologias mais avançadas e valiosas para conferir segurança, acessibilidade, mobilidade e agilidade.
Muitas soluções já fazem uso da Machine Learning e Inteligência Artificial, que permitem aos operadores trabalharem de forma mais estratégica e reduzirem a carga de estresse. Afinal, podem dividir seu trabalho com ferramentas que apresentam certa autonomia.
Essas ferramentas podem executar, não somente atividades operacionais. Mas apresentam potencial para um trabalho mais estratégico, em parceria com os colaboradores.
Enfim, é fundamental deixar todos os pontos assentes, bem definidos no contrato: questões relacionados a prazos, multas, fornecimento de internet, substituição de equipamentos e outras coisas.
A terceirização de serviços de TI é uma boa estratégia para reduzir despesas e direcionar os recursos financeiros exatamente para as tecnologias necessárias que seu negócio precisa.
O retorno de seu investimento é logo percebido por meio da economia e da satisfação dos clientes, que representa maior possibilidade de lucros.
Veja mais sobre as características de uma boa gestão de recursos.
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