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TecnologiaTI
Por 25/08/2021
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Qual a relação entre TI e a análise preditiva?

 

Ultimamente, a tecnologia tem desempenhado um papel estratégico muito importante para o ambiente empresarial, e ter a capacidade de se preparar para o futuro abre portas para usar a TI como uma ferramenta de impulsionamento para o novo. A Análise preditiva ganhou muito destaque no meio por ser capaz de preparar estratégias com base em dados reais, mas como ela funciona? Vamos simplificar a seguir:

O que é a análise preditiva?

É possível comparar o mecanismo com um estilo de Mega Dados (Big Data Analytics). Algoritmos são usados para desempenhar o papel de máquinas aprendizes, com a finalidade de prever resultados e determinar o que vai acontecer com base em probabilidades.

Utilizando-se da ferramenta, podemos obter compreensão súbita de dados e planejar estratégias que podem trazer resultados assertivos para o futuro da empresa.

Análise preditiva e a TI

Como a TI é uma área em constante mudança, é necessário montar uma equipe especializada que entenda e domine assuntos como os problemas que o negócio tem e que levarão em consideração vários fatores: a modelagem preditiva, o planejamento corporativo, análise de dados e criação de banco de dados.

Com uma equipe especializada para a função, deve-se estudar quais serão os dados a serem coletados e qual a plataforma mais indicada para a captação dessas informações com base no objetivo final. 

Após a mineração dos dados recolhidos, os profissionais de TI ficam responsáveis pelo processamento da informação através do uso de algoritmos específicos. Compartilhando essas informações com os setores responsáveis, novas estratégias de crescimento podem ser tomadas.

Onde pode ser utilizada a análise preditiva?

Assim como qualquer ferramenta de coleta de dados e estratégia, é possível aplicar em qualquer área que seja possível recolher informações. Para iniciar as aplicações em uma empresa, é interessante seguir por um caminho que já exista, por mínimo que seja, alguma base de dados já coletada para fins de resultados qualificados.

Leia este artigo e saiba tudo para fazer uma coleta de dados eficiente.

Algumas das áreas que podemos fazer bom uso da análise preditiva são:

Setores de marketing

Campanhas de Marketing podem ter a Análise Preditiva como aliada a fim de entender o comportamento dos clientes e seu relacionamento com sua marca. Projetar uma propaganda bem feita e assertiva para o público alvo correto potencializa tanto a fidelidade desses clientes, como também atrai possíveis futuros compradores.

Proteção e segurança

Redes têm um comportamento padrão quando programadas corretamente. A Análise Preditiva de Dados é capaz de detectar quando alguma dessas ações não estão desempenhando corretamente o seu papel. Dessa maneira, qualquer ameaça virtual é eliminada antes de ser capaz de causar algum dano maior. 

Monitorando o desempenho diário, é possível encontrar qualquer anormalidade prevendo o padrão que a máquina deve seguir, evitando fraudes e ataques. Podemos ver facilmente essa ferramenta em ação com serviços de e-mail, quando remetentes são detectados como SPAM.

O que podemos concluir?

Dados não têm o poder de prever o futuro, mas é possível estabelecer uma estratégia inteligente para tomar decisões. Com o avanço da tecnologia da informação, as máquinas estão ficando cada vez mais inteligentes e prometem ser cada vez mais mais assertivas com os resultados.

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Autor:
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