Três maneiras de superar o bloqueio criativo
Trabalhar com criatividade tem se tornado algo cada vez mais comum dentro do universo de criação de conteúdo para a Internet. Devido a isso, uma parcela extra de imaginação and produtividade é demandada em situações específicas de trabalho.
The criatividade é um dom de momentos. Uma vez mergulhado na maré de ideias, o fluxo de criações tende a crescer; porém, é compreensível que o bloqueio criativo exista e nossas mentes simplesmente não conseguem raciocinar para ver um conteúdo com “outros olhos” – e isso é totalmente normal.
O que é o bloqueio criativo?
Existem diversas pesquisas que apontam o bloqueio criativo como um desencadeamento a partir de uma razão biológica. Comumente falando, trata-se de um espaço de tempo em que o profissional que depende de ideias não consegue se inspirar e, logo, criar.
Esses bloqueios estão diretamente ligados com fatores psicológicos, como preocupações por questões pessoais, críticas externas ou alguma situação traumática recente. É necessário sempre acompanhar tais questões com profissionais para tratá-las.
Existem formas de curto e longo prazo para melhor lidar com a situação, confira:
Inspire-se
Grandes fontes de ideias vêm com a inspiração de projetos semelhantes. Procure por profissionais que você admira ou por criações da mesma área em sites como Behance, Medium ou Pinterest.
Mude os ares
Sair da rotina pode ajudar muito a superar o bloqueio criativo. Sair para trabalhar em uma cafeteria ou apenas mudar o local de trabalho no escritório pode dar um novo ponto de vista.
Em casa, é possível mudar de cômodo, alterar a posição dos móveis ou até mesmo investir em decorações que aguçam o lado criativo do cérebro, com cores vibrantes e padrões variados.
Modificar formas de trabalho também podem ajudar: substituir o notebook por um caderno, ou até mesmo tornar a situação mais descontraída, utilizando meios utilizados para entretenimento, como tablets ou smartphones. O importante é incentivar a mente e promover diferentes formas de pensar.
Deixe as coisas de lado
Forçar a criatividade é algo que pode prejudicar mais do que ajudar, na maioria das vezes. Evite lutar contra o bloqueio criativo e invista alguns minutos em atividades de descontração, como uma rápida caminhada, bater papo com alguém na cafeteria da empresa, aproveitar o horário de almoço para cozinhar ou ouvir uma música.
A longo prazo, investir em atividades rotineiras, como praticar exercícios físicos, aprender um novo instrumento ou planejar uma viagem pode trazer benefícios. O importante é não apenas se apegar a essas atividades para solucionar um problema, mas sim implementar na rotina para que situações ruins como essa não voltem a se repetir.