Skip to main content
InternetTecnologia
Por 27/05/2021

Sothis: 7 vantagens do serviço de link ponto a ponto

Imagine que você precise migrar ou transferir um grande volume de dados entre dois dispositivos sem utilizar sua banda de internet – isso pode acontecer por motivos de segurança ou para evitar congestionamento -, qual seria sua opção?

A solução é o link de ponto a ponto. Não conhece?

Link ponto a ponto, lan to lan ou ainda também conhecido como “PPP”, porque vem do inglês point-to-point protocol, essa tecnologia foi criada em 1993 para permitir uma interface configurada entre protocolos de camada 2, como o Ethernet, e de camada 3, como o IP.

Ok, ficou mais confuso ainda, né? Vamos simplificar!

Esse serviço procura estabelecer tráfego de dados em uma via exclusiva entre dois sistemas ou redes. Antigamente, era como ter redes internas nas quais diversos computadores utilizavam recursos de um mesmo servidor; o link de ponto a ponto torna essa possibilidade viável em diferentes redes, só que totalmente independentes e de maneira privada. Certamente, é a melhor opção para quem precisa garantir uma infraestrutura mais robusta e segura. 

Isso é possível por meio de um modem em um dos pontos e mais um no outro lado (ou outros), onde haverá uma conexão exclusiva, segura e permanente, com uma velocidade que será pré-definida de forma estratégica. Isso pode ser estruturado através da fibra óptica, cabo de dados, ou por conexão via rádio. Inclusive, se for o caso, pode-se usar até mesmo as duas de modo intercalado em quedas, por exemplo, garantindo a rede sempre com cobertura.

Nesse modelo de conexão, matriz, filiais e data centers se interconectam com maior garantia de performance, de segurança e também de monitoramento. Isso sem contar o tráfego de dados “inter-redes” dentro da mesma empresa.

Com o link ponto a ponto os sistemas de comunicação de voz podem ser viáveis ou mais baratos para organizações que tenham unidades diversas e, assim como no serviço de link dedicado, é possível manter a mesma largura da banda, modulando ou dividindo para os recursos desejados: voz, imagem e dados; ou para departamentos.

Conheça uma lista dos principais benefícios do link a ponto a ponto em sua empresa:

  • Muita disponibilidade no mercado;
  • Tem configuração muito mais difundida no meio empresarial;
  • Possibilita redução de buffering (carregamento) e de filas (de entrada e saída de dados);
  • Funciona como solução para empresas que têm alto índice de latência (lentidão).
  • Permite fluxo constante de dados entre filiais, sem necessidade de utilizar tráfego por internet, e não expondo dados desnecessariamente;
  • É comumente mais barata que a contratação de links IP e VPNs;
  • Segurança muito superior a qualquer rede VPN.

Se descobriu que é isso que seu negócio precisa, clique aqui que a Sothis pode oferecer a solução agora mesmo para você e sua empresa.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu