5 linguagens de programação que você precisa aprender
As linguagens de programação são essenciais na construção do presente e do futuro conectados. Graças a elas, é possível desenvolver as soluções certas para cada demanda e situação, de modo a garantir o melhor desempenho por parte dos negócios.
Para quem é da área de TI, conhecer as mais importantes é indispensável. Mas pode valer muito a pena se dedicar a aprender algumas delas, mesmo nos casos de quem não for especialista em tecnologia. Dessa maneira, há como aproveitar todo o potencial dessas ferramentas.
Na sequência, veja quais são as 5 linguagens de programação que você precisa aprender e conheça quais são as suas principais características!
1. O Java tem grande relevância no contexto móvel
O Java é parte essencial do ecossistema conectado e permanece sendo uma linguagem importante. Embora seu uso na web esteja em relativo declínio, trata-se de uma linguagem fundamental no contexto mobile.
Essa alternativa está ligada ao desenvolvimento de aplicações para o Android, bem como para outros recursos necessários à empresa. Aprender um pouco mais sobre essa linguagem é essencial para se manter relevante no mercado.
2. A linguagem C deu origem a várias outras
Criada há mais de 40 anos, a versão C permanece também em destaque para quem deseja ter sucesso no ramo de tecnologia. Essa é uma das mais relevantes linguagens de programação, justamente porque serve de base para várias outras, como C# e o próprio Java.
Por conta disso, é uma excelente opção para a construção de aplicações mais complexas e que contam com uma arquitetura robusta. Também é uma opção que se adapta muito bem às necessidades do mercado, já que é bastante conhecida e viabiliza uma gama de boas soluções de códigos de programação.
3. A facilidade da Phyton a torna uma das melhores linguagens de programação
Especialmente entre quem não reúne tantos conhecimentos de linguagem, é essencial começar por uma possibilidade mais simples, atual e fácil de aplicar. É o caso da Phyton, que se destaca até mesmo para quem não é especialista no assunto.
É uma alternativa com um suporte excelente, além de ser muito empregada no backend. Também serve para desenvolver aplicações web de alta performance e para o multiuso em plataformas. Do tipo open source, tem uma comunidade engajada e que favorece seu aprendizado.
4. A Ruby tem ganhado muita popularidade
Outra entre as linguagens de programação que merecem relevância é a Ruby. Apesar de parecer simples, ela pode na verdade se tornar bastante complexa na hora de aplicar — e isso, acredite, é um ponto positivo.
Afinal, a grande versatilidade dessa ferramenta é muito aproveitada para gerar soluções escaláveis e funcionais. Não é por acaso que tem se tornado, por exemplo, uma das preferidas para as startups de tecnologia.
5. O PHP é mais uma opção de backend
Assim como acontece com a Phyton, o PHP está entre as opções voltadas para o backend. É especialmente útil na criação de recursos para os sistemas de gestão de conteúdo, como o próprio WordPress. Também serve muito bem aos negócios que queiram desenvolver alternativas simples e funcionais.
Apesar de o Phyton tomar parte do espaço dessa linguagem, ela ainda é relevante por sua aplicação com grande apoio da comunidade. Com isso, vale a pena aprender , de forma a usá-la pelo menos de maneira complementar.
As linguagens de programação mais importantes vão desde as alternativas clássicas até as mais novas propostas de codificação. Acerte na escolha e desenvolva soluções de alta qualidade!
Veja ese artigo sobre a importância do programador para sua equipe.
Se quiser ficar por dentro de todas as novidades sobre o universo da tecnologia da informação, assine a nossa newsletter.