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Perguntas frequentes

O que é um PABX na Nuvem e como ele funciona?

PABX ou PABX IP é um sistema de telefonia desenvolvido para ser uma central particular, responsável por conectar as ligações recebidas da rede pública (linhas telefônicas) aos usuários (ramais) internos do serviço. E também permite que todos os usuários possam acessar as linhas telefônicas para realizar ligações para outros telefones externos. Esse sistema oferece inúmeras vantagens para gestão e acompanhamento das ligações e dos agentes que realizam/recebem as chamadas telefônicas. E claro, tudo configurado em nuvem, sem a necessidade de novos equipamentos e fiação.

Por que ter um PABX na Nuvem?

Um sistema de PABX é fundamental para uma empresa que realiza e recebe muitas chamadas telefônicas. O sistema facilita a comunicação entre usuários internos e externos de uma empresa não só para o usuário mas também para o acompanhamento do gestor. Existem também, configurações básicas de um PABX, como fila de espera com mensagens personalizadas, que melhoram a qualidade do atendimento das ligações. Pela facilidade da configuração e gerenciamento remoto, também é possível gerar economia.

Quais são as vantagens de ter um sistema de PABX na Nuvem?

Ao se implantar um sistema de PABX em Nuvem, a empresa pode contar com inúmeros recursos técnicos que facilitam o gerenciamento do atendimento e das ligações realizadas, abaixo alguns deles:

  • URA (unidade de resposta audível);
  • DAC (distribuição automática de chamadas);
  • Transferência de chamadas;
  • Conferência de chamadas; 
  • Criação de grupos de atendimento por setor; 
  • Mensagem de espera personalizada; 
  • Chamada em espera; 
  • Gravação de chamadas; 
  • Tarifação das ligações por centro de custo; 
  • Configuração de atendimento por horário.

As funções podem variar de acordo com o pacote contratado, essas são características gerais que podem ou não estar contempladas. Vale lembrar que cada serviço, empresa e sistema possuem níveis diferentes de entrega. 

Por isso, é importante o aconselhamento de um profissional para atender as necessidades da sua empresa. Nosso time comercial possui competências técnicas que podem contribuir na oferta do melhor serviço já que as soluções da Sothis são customizáveis.

Quais os tipos de PABX existentes?

Existem algumas modalidades de PABX e vamos citar algumas delas:

PABX na Nuvem ou PABX Virtual é um sistema de PABX totalmente na web, que não necessita de um servidor local conectado na rede da empresa. Qualquer usuário (ramal no computador, ramal no celular ou telefone IP) pode acessar o sistema de qualquer localidade com acesso a internet. Nesse caso, usuários do sistema podem acessar o serviço da rede da empresa via cabo ou Wi-fi, da rede 4G mobile ou até mesmo em sua residência usando a banda larga.

PABX IP local – é um sistema já baseado na tecnologia VoIP (voz sobre IP), sendo composto por um servidor local: a rede de dados local da empresa.

Nesse caso, os ramais da empresa podem ser nas seguintes opções: Softphone instalado nos computadores; telefone com tecnologia IP; aplicativos instalados nos smartphones.

Nas três opções acima, os dispositivos precisam estar conectados a rede local onde o PABX IP está instalado para que sejam autenticados no servidor do PABX IP que dá acesso ao serviço.

O meio de conexão com as operadoras de telefonia são: linhas analógicas; linhas digitais; E1 (até 30 canais) e SIP Trunk (tecnologia de VoIP).

O PABX mais antigo (aparelho físico) é aquele onde o hardware é instalado dentro do ambiente de rede da empresa. É praticamente um computador com placas de ramais e placas de troncos, sendo respectivamente o meio de conexão para a comunicação interna dos ramais e a conexão com as linhas telefônicas das operadoras para chamadas externas.
Nessa modalidade a voz é uma camada a parte da rede de computadores da empresa, sendo o PABX uma aplicação que roda numa rede específica de voz.

Nesse modelo, os terminais que são considerados ramais podem ser utilizados por telefones analógicos ou digitais. Os telefones analógicos geralmente não possuem funcionalidades como viva voz, display digital para saber a BINA da ligação e sem a conferência de chamadas.

Além da vantagem de não depender de uma estrutura física local, o que mais o PABX na Nuvem oferece?

  • Baixo-custo;
  • Atualização constante de software; 
  • Redundância; 
  • Mobilidade; 
  • Não ocupa espaço físico; 
  • Sem a necessidade de hardware Interligação simples de sites remotos; 
  • Número virtual; 
  • Escalabilidade.

Quer mais detalhes, veja esse post nosso blog.

Qual o melhor modelo de PABX? Local, PABX IP ou na Nuvem?

Até antes da pandemia de COVID-19, poderia existir algum tipo de dúvida sobre a melhor opção, pela particularidade de cada solução. Porém, com a necessidade de ter algo mais fluído, para o home office ou até mesmo o modelo híbrido, a solução que melhor atende é o PABX na Nuvem. A liberdade de ter uma tecnologia que possa facilitar a implementação de maneira rápida, seja para adição ou subtração de ramais, para qualquer que seja o modelo (presencial, híbrido ou remoto) é uma vantagem competitiva para a sua empresa.

Por que uma solução de PABX IP só é viável a partir de 8 ramais?

É importante levar em conta que as soluções acima demandam investimento em hardware, espaço físico adequado, técnico habilitado para implementação e manutenção do sistema. Dessa maneira, soluções de porte pequeno acabam não se justificando.

Quais são os passos para adquirir um PABX IP local?

O roteiro básico para adquirir um PABX IP local deve passar pelas seguintes questões: 

  • Quantos ramais contratarei? 
  • Quantas linhas telefônicas contratarei? 
  • Tenho rede de dados com os pontos de rede suficientes para os ramais? 
  • Utilizarei quais telefones IP? 
  • Utilizarei ramais no computador? Quantos?
  • Utilizarei ramais no smartphone? Quantos?
  • Quais as facilidades que necessito integrar/implementar? 
  • Em qual prazo necessito da solução instalada? 
  • Tenho link de Internet com a banda necessária para a quantidade de ramais que utilizarei?

Quais são os passos para contratar um PABX na Nuvem?

As perguntas fundamentais antes de contratar um  PABX na Nuvem são:

  • Vou assinar com um fornecedor que vai prover o PABX e a telefonia juntos? 
  • Quantos ramais necessito? 
  • Utilizarei telefones IP? 
  • Ramal ligado no computador? 
  • Ramal ligado no smartphone? 
  • Quais as facilidades que necessito implementar?
  • Em qual prazo máximo preciso de tudo instalado?

A pandemia de 2020 afetou o mercado de telefonia em PABX?

PABX é uma tecnologia muito utilizada e já bem consolidada no mercado. Muitas empresas ainda não estavam estudando novas formas de substituir suas soluções de PABX (físico) e IP local até a chegada da pandemia de COVID. 

O trabalho remoto trouxe algumas necessidades, e assim a procura por um PABX virtual mais flexível cresceu, mostrando potencial dessa solução capaz de dar a mobilidade e manter o telefone das empresas funcionais, mesmo sem a necessidade do profissional estar in loco.

O PABX na Nuvem acabou sendo também uma ótima opção para pequenas e médias empresas, já que sua adoção não envolve compra de servidor e espaço físico, nem a contratação de um técnico para manutenção local, somente por meio de assinaturas já é possível alterar a quantidade de ramais da empresa.

Quer saber mais detalhes? Ficou alguma dúvida do funcionamento do PABX na Nuvem?

Fale conosco e de nossos consultores ajudará com a informação que precisa, basta clicar aqui.

O que é uma Fibra Apagada (Dark Fiber)?

Fibra Apagada (em inglês Dark Fiber) é uma infra-estrutura de fibra óptica (cabos e conectores) que está instalada nos locais mas não está a ser usada. O termo “dark” significa que a fibra não é iluminada, isto é, não são emitidos quaisquer sinais ópticos. A fibra óptica escura também pode ser designada por Fibra Passiva.O termo fibra escura pode também ser usado para designar fibra que transporta radiação luminosa de uma frequência não visível.

Qual a vantagem de um link dedicado?

O link dedicado gera diversos IPs fixos que garantem ainda mais segurança na transmissão dos dados e conexões da sua empresa. Ao contrário da tecnologia ADSL, que fornecem um único IP, no link dedicado os IPs fixos possibilitam a instalação de servidores externos dedicados.

Quais empresas precisam de link dedicado?

O link dedicado é recomendado para empresas que têm um tráfego de rede muito intenso. Normalmente, elas precisam de eficiência e agilidade na hora de transmiti-los, para que não haja gargalos que atrapalhem a produtividade dos funcionários e colaboradores.

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O que é a Fibra Óptica?

A fibra óptica é um fio de vidro transparente e muito fino, que possui diâmetro de aproximadamente de 0,5mm, semelhante a um fio de cabelo. Ele possui estrutura cilíndrica e é dividido em duas partes: núcleo e casca, onde o núcleo é a região central e a casca é a região que envolve o núcleo. O índice de refração do vidro é tal que um raio que penetra por uma extremidade caminha pelo núcleo da fibra sofrendo reflexões totais em suas paredes, até chegar à outra extremidade.

Quer mais detalhes, veja esse post em nosso blog!

Paguei a mesma fatura duas vezes, como proceder?

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