Skip to main content
GeralTecnologia
Por 23/12/2021
mitos-sobre-inteligencia-artificial-na-ti

Mitos sobre Inteligência Artificial na TI

É fato que as máquinas inteligentes, ou inteligência artificial, já fazem parte do mundo da ficção há muito tempo, trazendo, muitas vezes, um receio nas pessoas de que a ascensão cada vez maior dessas máquinas façam com que elas imitem os piores comportamentos humanos. Mas, seria esse um futuro realmente possível?

Talvez a IA mais falada seja o Watson da IBM.

Separamos alguns mitos sobre a Inteligência Artificial (IA) a seguir:

1. IA é mais inteligente que os humanos

Qualquer tipo de Inteligência Artificial só é tão inteligente quanto seu criador, e não mais. São as pessoas que desenvolvem todos os algoritmos e informações que compõem uma IA, construindo, ensinando e fornecendo as ferramentas que ela irá usar para a tomada de decisões. Uma IA não tem consciência, portanto, algumas decisões só cabem aos humanos.

2. IA vai diminuir os empregos

Um dos maiores receios é de que a IA tornará muitas funções desnecessárias, diminuindo drasticamente a quantidade e a diversidade de empregos. Mas a realidade é que, ao automatizar funções, outras precisarão ser criadas, mantendo assim a rotatividade e a inovação. Em alguns casos, o nível de precisão da IA é maior e melhor do que o nível dos humanos, assim, ao automatizar funções repetitivas, os colaboradores ganham mais tempo para se aperfeiçoar em novas atividades que necessitam de mais atenção humana.

3. IA será implementada para diagnósticos e decisões médicas

Esse é um exemplo em que a IA poderá, talvez, dominar, mas que não terá completa autonomia. A IA é capaz de analisar milhões de imagens para interpretar as informações de um raio-x ou ressonância magnética, por exemplo, de forma muito mais eficaz do que os humanos, podendo reconhecer anormalidades como tumores. Mesmo assim, o diagnóstico final será do médico responsável.

4. As empresas não precisam de uma estratégia de IA

A tendência é de que, nos próximos anos, nenhuma empresa estará livre do impacto da IA. Ao não ter um plano de IA se encontrará em um grande risco, pois suas concorrentes com certeza terão, permitindo que elas se adaptem às mudanças do mercado muito mais rápido. O impacto real da IA vai depender de como cada empresa vai utilizá-la.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as máquinas não oferecem nenhuma ameaça para a humanidade, visto que sua autonomia é puramente tecnológica. Se olharmos bem para a realidade, veremos que o trabalho humano não está sumindo, só está recebendo mudanças e novas funções, como a demanda por programadores por exemplo.

 

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu