O que é Hackintosh: descubra o mundo dos Macs não oficiais
Em poucas palavras, Hackintosh é o computador que não seja da Apple (um Mac), configurado para rodar o sistema operacional macOS, um procedimento não visto com bons olhos pela empresa, mas comum de ser executado.
O termo “Hackintosh” vem da junção do nome original do sistema operacional “Macintosh”, que será instalado num computador de outra marca, ou seja, num computador hackeado.
Esse tipo de instalação passou a acontecer logo após a Apple trocar, em 2005, seus processadores PowerPC por processadores da Intel, o que permitiu o acesso dos hackers na mesma época, apesar das defesas implementadas pela empresa.
Apesar de todo o processo de montar um Hackintosh ser um pouco complexo e necessitar de um certo nível de conhecimento técnico, muitos usuários conseguem obter sucesso e aproveitar o melhor dos dois mundos.
Por que um Hackintosh é montado?
Dos variados aspectos que podem ser citados, os que mais merecem destaque são:
Custo menor. Os computadores da Apple são uns dos mais caros existentes, podendo ser considerados artigos de luxo. A ideia, então, é montar um computador com peças que se assemelham ao máximo ao original, instalando o sistema macOS em seguida. O segredo vai estar no orçamento de cada peça.
Controle. Um aspecto bem conhecido dos computadores originais da Apple é a obsolescência programada, isto é, uma data limite para receberem novas atualizações, o que é dita como uma rapidez desnecessária por parte de alguns usuários. Com um Hackintosh, o usuário ficaria mais livre para continuar atualizando o sistema e renovando as peças que achar necessário.
Aprendizado. Montar um Hackintosh não é uma tarefa simples, pois requer um bom conhecimento das peças corretas a serem usadas (precisam ser compatíveis com o macOS). Conhecimentos de software também entram em cena para configurar corretamente a BIOS, entre outras necessidades. O conjunto desses conhecimentos trazem um bom aprendizado para o usuário a longo prazo.
Como montar um Hackintosh?
Para ajudar na montagem, existe o site hackintosh.com que mostra exatamente quais componentes são necessários para rodar o macOS em outros PCs. É necessário observar atentamente quais componentes são compatíveis e ainda preparar a imagem do sistema para a instalação, geralmente usa-se um pendrive bootável. O passo-a-passo completo está disponível em diversos tutoriais na Internet.
Legalidade
Apesar do Hackintosh e dos meios simplificados para a criação de um existirem, é válido frisar que a prática é contra os termos de uso do sistema operacional. A Apple, obviamente, só permite o uso do macOS em computadores da própria marca. Contra empresas que chegam a vender Hackintoshes prontos, a vitória do processo pode ser garantida. Já contra consumidores é mais livre, ficando por conta do usuário ser o próprio suporte do seu PC.
Veja também OpenIA e Windows 11: parceria traz Copilot, a revolução em IA no sistema operacional.