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TecnologiaTI
Por 21/05/2020
dados

Como transformar reclamações de clientes em dados para seu negócio?

A princípio, a reclamação de um cliente pode soar como uma derrota para o negócio. No entanto, uma pessoa que se queixa oferece uma importante oportunidade de melhoria. Para que isso se concretize, é essencial saber unir dados, Big Data, TI e atendimento.

Assim, é possível transformar as insatisfações em informações concretas, as quais baseiam a tomada de decisão ao longo do tempo. Como consequência, fica mais fácil atender às necessidades do público e mesmo se antecipar a futuros problemas.

A seguir, veja quais são os passos indispensáveis para fazer com que as informações se tornem dados — e tudo com ajuda de TI e Big Data!

Crie um workflow para lidar com as reclamações dos clientes

Primeiramente, é preciso definir um padrão para encarar as críticas e os feedbacks negativos por parte do mercado. Somente dessa forma é possível fazer com que cada queixa receba a atenção que merece, o que marca muitos com o cliente.

Defina qual deve ser o ponto de partida para o atendimento, em quanto tempo ele deve acontecer e qual é o padrão para dar um retorno ao consumidor. Lembre-se de que o público tem se tornado exigente e respostas distantes não serão suficientes.

Em vez disso, garanta que os operadores coletem o máximo de informações sobre a experiência e suas implicações. Quanto mais informações estiverem disponíveis, melhor será a análise.

Disponibilize vários pontos de contato para coletar dados

Outra forma de não desperdiçar nenhuma queixa é com a disponibilização de diversos pontos para que as pessoas façam contato. A ideia é que cada cliente insatisfeito tenha a chance de falar com a empresa do modo que achar interessante ou relevante.

Ao mesmo tempo, uma solução não pode ser priorizada em detrimento da outra. Toda crítica merece ser ouvida, então o jeito de atuar em todos os pontos deve considerar a necessidade de equiparar o tratamento. Com isso, será possível coletar os dados, que serão analisados com ajuda do Big Data.

Clique neste  link e aprenda a fazer uma coleta de dados de forma eficiente.

Utilize as soluções de TI adequadas ao processo

Depois de definir a questão operacional, é hora de pensar na estrutura necessária para que tudo dê certo. O ideal é investir nas melhores alternativas de TI, de modo que todos os processos sejam simples.

Serviços de internet, especialmente em relação ao link dedicado, são essenciais. Desse jeito, é possível obter uma atuação direcionada, mais confiável e com um nível de velocidade maior.

Também vale considerar outros recursos, como operadora de voz e de dados e backup em nuvem. A intenção é coletar e proteger os dados, de modo que a sua existência digital seja garantida em todas as etapas.

Veja neste artigo 4 soluções de TI indispensáveis para empresas de médio porte.

Aposte no Big Data para gerar relatórios e conclusões

Por falar em ferramentas de TI, é essencial aproveitar os elementos certos para gerar um conhecimento acionável. Nesse sentido, o Big Data é uma das abordagens mais importantes.

Com essa proposta, é possível analisar um volume muito grande de dados, sem perder produtividade, eficiência ou confiabilidade. A partir disso, há a chance de gerar relatórios com conclusões amplas sobre os processos e os gargalos.

Principalmente, usar o Big Data é uma forma de entender, exatamente, onde estão os focos de dificuldades. Com isso, fica mais fácil saber onde agir para que os casos de insatisfação não aconteçam novamente.

Unir as reclamações aos recursos de TI, como o Big Data, permite transformá-la em informações valiosas. Portanto, considere utilizar esse planejamento estratégico para garantir mais satisfação por parte do público.

Por falar em informações, aproveite para conhecer algumas ferramentas práticas para a visualização de dados!

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