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Geral
Por 24/12/2020
gestão de recursos

4 características de uma gestão de recursos moderna e efetiva

A gestão de recursos de TI é essencial para o sucesso de um negócio. Afinal, é ela que garante o melhor aproveitamento e que permite evitar perdas e dificuldades. Para tanto, ela deve ser moderna e efetiva — exatamente como é a área de TI.

Para que isso aconteça, algumas características devem estar presentes. Assim, será mais fácil atuar com estratégia e, então, atender a todas as necessidades e aos objetivos quanto ao aproveitamento.

Na sequência, veja quais são 4 qualidades cruciais para uma gestão de recursos da área de TI!

1. A integração entre as partes oferece uma visão geral e completa

Tão importante quanto selecionar as tecnologias e os recursos, garantir que eles conversem e se alinhem em busca de resultados. Por isso, é muito importante que a gestão seja realizada de forma altamente integrada.

A intenção é garantir que os sistemas funcionem juntos, com foco em melhorar os resultados que podem ser obtidos pelo negócio. 

Quando os dados transitam entre pontos e se conectam, fica mais fácil atender aos diferentes requisitos para o negócio. Por isso, vale a pena estabelecer uma gestão que considere um fluxo de informações que ajude a controlar a área de TI, de modo geral.

2. A abordagem dinâmica da gestão de recursos de TI se destaca

Outro ponto importante tem a ver com o dinamismo. Afinal, com o funcionamento ao longo do tempo, é normal que surjam novas necessidades. Também é fundamental ser capaz de acompanhar, em tempo real, o que acontece.

Isso faz toda a diferença para identificar problemas ou desperdícios no momento em que acontecem. Assim, a correção de rota é feita de maneira rápida, o que evita a propagação de erros ou de perdas, por exemplo.

Veja neste artigo 7 dicas que separamos para você identificar problemas na gestão de TI.

3. A flexibilidade se mostra indispensável no contexto atual

A gestão de recursos de TI, especificamente, precisa ser flexível nos tempos atuais. Afinal, as soluções engessadas têm dado lugar a recursos que se adaptam às necessidades e, assim, conseguem entregar mais valor.

É o caso de usar a nuvem. Graças à adoção do servidor remoto, não é preciso aumentar o espaço físico dedicado, o que comporta melhor o crescimento ou as alterações do negócio. Como consequência, toda a tomada de decisão é favorecida em termos estratégicos.

Inclusive, lembre-se de que a parte de TI está em constante transformação. Então, é natural que o gerenciamento de recursos e de aproveitamento acompanhe essa característica.

4. A capacidade mensurável melhora o acompanhamento de TI

Não menos importante, é fundamental ser capaz de acompanhar o uso de elementos na área de TI de maneira objetiva. Por isso, a gestão de recursos precisa ocorrer de modo mensurável.

É interessante estabelecer indicadores e realizar medições periódicas. Assim, fica mais fácil compreender quais são os pontos principais e onde é possível melhorar, por exemplo.

Essa qualidade também é essencial para favorecer a tomada de decisão, que ocorre de maneira objetiva. Com isso, há menos vieses na abordagem e maiores chances de sucesso.

A gestão de recursos da área de TI, para ser moderna e efetiva, deve apresentar essas características principais. Assim, é possível atender às novas demandas, driblar os desafios e garantir uma atuação mais estratégica.

Para obter ainda mais eficiência, aproveite para conferir como o outsourcing funciona e como pode ser útil.

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