Skip to main content
Tecnologia
Por 12/11/2019
contratar serviços de VoIP

Como contratar um serviço de VoIP?

Sigla para “Voice over IP” ou “Voz sobre IP’, o VoIP é muito interessante para as empresas. Ao converter os dados telefônicos em digitais e permitir o envio pela rede, diminui os custos com telefonia, sem que haja perda de eficiência. Mas para alcançar os objetivos específicos dessa tecnologia é muito válido saber como contratar um serviço de VoIP.

Com a escolha correta, será possível aproveitar todos os pontos positivos dessa solução, que é cada vez mais popular. Na sequência, descubra o que considerar e acerte na hora de contratar um serviço de VoIP!

Avalie a qualidade e a experiência do fornecedor

Depois de analisar as necessidades da própria empresa e buscar prestadores do serviço, não deixe de conferir a qualidade do VoIP de maneira ampla. Veja, por exemplo, como é o atendimento inicialmente oferecido e se o fornecedor conta com a estrutura necessária para disponibilizar esse tipo de serviço.

Deve-se considerar a opinião de outros clientes e de pessoas que já contrataram esse serviço. Se a maioria das impressões for positiva, há um bom indício de que a escolha será adequada.

Não menos importante, avalie a experiência de atuação da empresa. Pesquise se ela atua há alguns anos ou, no mínimo, se tem profissionais especializados e oferece a segurança necessária para que você tome a decisão de contratá-la.

Confira quais são as soluções ao contratar um serviço de VoIP

É conveniente entender que contratar um serviço de VoIP pode oferecer uma coletividade de outros serviços conexos. Há uma necessidade de montar uma infraestrutura para seu melhor funcionamento, então é preciso analisar se a empresa em questão oferece aqueles outros serviços em igual qualidade.

O ideal, por exemplo, é que haja a disponibilização de um iPABX, que faz a distribuição dos ramais e otimiza a utilização da ferramenta. Também pode ser necessário ter uma solução de contact center, operadora de voz e até de Prime Voz. Para um negócio com grandes demandas, isso é extremamente útil para focar no que realmente importa.

A conexão da internet precisa ser também apropriada, de boa qualidade e estável. Por isso, o serviço de link dedicado evita congestionamentos e favorece a conexão em tempo real. Se a empresa oferecer todas essas soluções, a contratação acontecerá de maneira mais assertiva e funcional, sem que você passe a dificuldade de buscar vários fornecedores para os demais serviços.

Confira quais são as condições dos planos disponíveis

Não menos importante, contratar um serviço de VoIP envolve, necessariamente, um reconhecimento sobre quais são as condições do acordo a firmar.

Verifique, por exemplo, se existe algum tipo de franquia para cada plano, quais são os serviços complementares, se há suporte e assim por diante. Convém analisar o Acordo de Nível de Serviço (SLA), pois isso permite mensurar o desempenho e traz maior segurança na contratação.

Conhecer todas as condições, de preços e prazos a direitos e deveres, ajuda a tomar uma decisão adequada e consistente com cada perfil corporativo. Além disso, é uma forma de tirar as dúvidas antes de se comprometer com o contrato.

Contratar um serviço de VoIP já é parte da realidade de boa parte das empresas de sucesso hoje em dia. Com os cuidados acima, será possível fazer a escolha certa e obter o melhor aproveitamento de tantos recursos.

Se quiser muitas outras dicas para a estrutura de TI do seu negócio, curta a nossa página no Facebook!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu