Como manter o backup da sua empresa em dia?
Cada vez mais, a tecnologia da informação é fundamental para as empresas. Fazer a gestão da TI é mais do que a solução de problemas no email e configuração. A tecnologia da informação refere-se a gestão de todas atividades e soluções referentes à informação da empresa providas nos recursos tecnológicos, como computadores e servidores.
Uma boa gestão de TI te ajuda a manter dados importantes e aproveitar esses mesmos dados para crescer. Os dados e as informações dos arquivos digitais de uma empresa são verdadeiros tesouros, um de seus maiores ativos.
E é com base nisso, que o desenvolvimento de uma estratégia de backup se torna fundamental ao tratar da segurança de TI dos dados em empresas de qualquer porte e segmento.
O backup é a cópia de segurança de dados (que podem ser também registros, arquivos, aplicações, um sistema operacional ou até mesmo um ambiente). O objetivo, nada mais é que, preservar dados, arquivos e informações fundamentais para a empresa ou uma pessoa.
Conheça os 3 tipos de backup
Backup completo (ou normal) é aquela cópia já conhecida, que traz todos os arquivos de um sistema para um outro servidor de armazenamento, que pode ser local ou em nuvem.
Backup diferencial é o que faz uma cópia de dados que foram alterados desde o backup anterior, como se fosse mais “atualizado”.
Backup incremental contínuo é aquele mais recente que os demais, no entanto, é bastante utilizado por empresas. Muito próximo ao diferencial, porém, tem a diferença na disponibilidade dos dados. A diferença entre o diferencial e o backup contínuo, é que o segundo permite uma automatização do processo. Ou seja, é realizado um backup frequentemente somente substituindo os arquivos mais recentes.
Leia neste artigo qual é a importância do backup em nuvem.
Além dos tipos citados, é possível fazer backup de forma local ou remota. No backup local é feita uma cópia de segurança em um software ou hardware dentro da empresa. Já no backup remoto, é feita a cópia fora do local da empresa, como em drives ou servidores onlines.
A implementação do tipo e local do backup pode variar de acordo com o tamanho da empresa e a quantidade de informação. Da mesma forma, a sua frequência também pode variar de acordo com a demanda da empresa, geralmente para grandes empresas é indicado um backup diário.
É fundamental estabelecer uma rotina de backups para manter a organização e assim garantir a segurança dos seus dados.
Veja também quais são as 4 situações práticas para utilizar backup em nuvem.