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InformaçõesTelecomunicações
Por 04/10/2021
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4 dúvidas comuns sobre portabilidade telefônica

É muito comum nos últimos anos vermos diversas operadoras telefônicas competindo entre si para oferecer o melhor serviço pelo melhor preço, seja ele pessoal ou para empresas. Dentre essas inconstâncias, é possível solicitar o serviço de portabilidade telefônica, onde os usuários são livres para trocar de operadora mantendo o número da anterior. 

O processo é possível apenas dentro de um mesmo código de área (DDD), no caso dos telefones móveis, ou dentro de uma mesma área local, para quando falamos de telefonia fixa. Essa portabilidade é limitada apenas para o mesmo tipo de serviço: fixo ou móvel.

  1. Como realizar a portabilidade?

O contato deve ser feito pelo titular da conta atual diretamente com a operadora que deseja migrar. A realização pode ser feita por contato telefônico ou em lojas da rede. O processo é completado em até 3 dias úteis e é gratuito – apenas despesas básicas como compra de chip ou instalação são cobradas a parte quando necessário.

  1. Quais são as vantagens do procedimento?

Dentre os principais pontos, podemos citar alguns que atendem tanto aos clientes de números pessoais, como empresas e equipes corporativas. 

Planos mais baratos costumam ser a causa principal para a realização do procedimento. Constantemente estamos adaptando o nosso uso dos celulares e, às vezes, é preciso rever o que a operadora nos oferece e comparar com a concorrência. Ofertas especiais são comumente realizadas para atrair novos clientes, também.

Dependendo também do local onde o serviço está sendo utilizado, certas operadoras podem oferecer uma melhor qualidade. Profissionalismo nas empresas com a telefonia VoIP pode ser um grande chamariz, oferecendo recursos que são indispensáveis para empreendimentos específicos. 

Melhor atendimento é uma causa bastante procurada também, seja por insatisfação com a operadora anterior ou uma busca por serviços específicos que dependem de um conhecimento mais avançado.

  1. Quantas vezes posso realizar o processo?

Não existe um limite de realizações, apenas é preciso estar atento aos detalhes do contrato: em sua grande maioria, existe um prazo mínimo para voltar para a operadora, caso seja de interesse do consumidor. É preciso também estar atento aos planos de fidelidade com as empresas que oferecem o serviço atual, a fim de não pagar multas.

Caso haja desistência por parte do consumidor, a decisão deve ser comunicada em até 2 dias úteis para cancelar o procedimento.

  1. Quais são os cuidados que devo ter?

Mesmo sendo um serviço simples, é importante ter seus cuidados. Tenha atenção com planos de fidelidade: realizar esse procedimento não garante contrato pós-pago para linha móvel com a operadora. A Anatel também proíbe planos de fidelidade com telefonia fixa. 

Pesquise bastante antes de fazer a portabilidade. Analise os planos que têm o melhor custo-benefício para a sua finalidade. Por fim, não cancele a sua linha antes de conversar com a nova operadora. Uma vez que a linha é cancelada, não é possível recuperar o número.

Veja neste artigo essas 4 vantagens que separamos para você contratar o serviço de portabilidade da Sothis Telecom.

Se ainda restam dúvidas e você gostaria de mais informações, você pode acessar o painel informativo da Anatel clinicando aqui.

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