Skip to main content
GeralInformaçõesTecnologiaTI
Por 21/06/2023
Overclock: o que é, quais os benefícios e malefícios para o seu computador

Overclock: o que é, quais os benefícios e malefícios para o seu computador

O que é Overclock? 

Overclock é um método usado para aumentar o desempenho de um componente do computador além dos padrões de fábrica. Essa é uma prática comum entre usuários mais experientes, que buscam melhorar a performance do seu PC em jogos, programas de edição de imagem, modelagem 3D e outras aplicações que exigem mais do hardware.

Esse método consiste em aumentar a velocidade de clock dos componentes, ou seja, a frequência com que eles realizam cálculos por segundo. Você pode acelerar um processador de 2,8 GHz para 3 GHz ou mais, por exemplo, dependendo da capacidade do chip e do sistema de refrigeração.

Quais os benefícios do Overclock? 

O principal benefício do overclock é obter um ganho de desempenho do computador sem precisar trocar os componentes por outros mais caros e modernos. O uso desse método pode fazer com que o PC rode jogos e programas mais pesados com mais fluidez e qualidade gráfica. 

Além disso, o overclock pode ser uma forma de aproveitar todo o potencial dos componentes, que às vezes são limitados pelos fabricantes por questões de segurança ou de mercado. Alguns modelos de processadores permitem esse aumento de clock em uma forma nativa, como os da série Ryzen da AMD. 

Quais os malefícios do Overclock? 

The overclock também tem seus riscos e desvantagens. Aumentar a velocidade de clock dos componentes faz com que eles consumam mais energia e gerem mais calor, o que pode levar a problemas de estabilidade, falhas e até mesmo danos permanentes. 

Além de aumentar o consumo de energia e o aquecimento dos componentes, aumentar os clocks tem outro ponto negativo: pode ser complicado e difícil de fazer, especialmente para usuários iniciantes. Para isso, ele requer que você tenha conhecimento técnico sobre os componentes e suas especificações, bem como ferramentas específicas para alterar as configurações do hardware.

Realmente vale a pena? 

Fazer o uso do overclock é uma prática que pode trazer benefícios para o desempenho do computador, mas também tem seus riscos e desvantagens. Faça ele com cautela e responsabilidade, lembrando de respeitar os limites físicos dos componentes e as condições do sistema. Portanto, vale a pena fazer overclock se você souber o que está fazendo e se estiver disposto a assumir os riscos envolvidos.

Veja também Dispositivos atualizados: um fator essencial para segurança e produtividade.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu