Entenda a importância do programador para sua equipe
O programador é o profissional responsável por desenvolver aplicativos, softwares e outras soluções computacionais. Por meio das linguagens já consolidadas, ele é capaz de construir recursos no computador, o que faz com que seja possível conquistar novas ferramentas.
Mesmo que a empresa não venda serviços de tecnologia, é essencial contar com esse profissional na equipe. Com uma boa contratação, a relevância alcança, até mesmo, o desempenho empresarial.
Quer descobrir como isso acontece? Veja qual é a importância do programador no seu time!
O desenvolvimento de muitas soluções passa pelo profissional
Diversas soluções que existem hoje só se tornaram possíveis porque os responsáveis pela programação foram capazes de desenvolvê-las. A criação da internet, dos softwares, dos aplicativos e de sistemas depende desses especialistas, que utilizam as linguagens para construir.
Para o time de um negócio, significa que a importância do programador envolve ser capaz de criar as soluções, de acordo com os problemas e as demandas. Em alguns casos, é sinônimo de construir uma plataforma do zero ou desenvolver um recurso completo. Em outros, tem a ver com a adaptação de códigos abertos ou de serviços adquiridos pelo empreendimento.
Veja esse artigo com 4 linguagens da programação que todo profissional de tecnologia deveria conhecer.
A estrutura tecnológica do negócio depende do especialista
Já que é um dos responsáveis por dar vida às soluções necessárias, o profissional também tem um papel importante na estrutura de tecnologia. Para que a área de TI exista e continue funcionando, é essencial contar com o apoio desse profissional para resolver qualquer problema.
Um programador pode ajudar no suporte de sistemas utilizados na rotina do negócio, por exemplo. Ainda pode transformar o feedback dos usuários em ações e modificações específicas, como no aprimoramento de produtos de TI da empresa.
O fato é que esse profissional usa as linguagens de programação para dar origem a ferramentas de apoio e que sustentam toda a operação do ponto de vista da tecnologia.
A importância do programador está totalmente ligada à inovação
Quem atua nessa posição também tem uma responsabilidade destacável: a de inovar. Afinal, é comum que surjam novas linguagens de programação e recursos com o avanço da tecnologia.
Mais que isso, o profissional é responsável por utilizar os elementos, como a cloud computing, os aplicativos e as interfaces, para gerar novos resultados. É a partir do desenvolvimento de soluções inéditas que a organização consegue inovar, sair à frente dos concorrentes e se destacar.
A atuação estratégica do negócio dependerá cada vez mais dessa profissão
Por falar nisso, a importância do programador está totalmente ligada à capacidade de atuar estrategicamente. A ideia é que, por meio do uso direcionado da tecnologia, seja possível tomar decisões melhores e aumentar os rendimentos.
Vamos pensar em um empreendimento que precisa avaliar um grande volume de dados. Com uma conexão rápida, como com o serviço de link dedicado, o negócio pode adotar um programa que explora o Business Intelligence. Então, o profissional fica responsável por criar códigos que permitam a automação.
Na prática, as soluções desenvolvidas são capazes de elevar o nível de resultados corporativos e fazer com que ele tenha maiores chances de sucesso.
A importância do programador consiste na grande influência no desempenho organizacional, mesmo que a empresa não tenha a tecnologia como atividade-fim. Com o aproveitamento correto dessa profissão, a performance tende a ser ampliada.
Veja também quais são as linguagens da programação estão em alta atualmente.
Quer sempre ficar por dentro das novidades de TI para os negócios? Assine a newsletter da Sothis e receba nossos artigos em seu e-mail.