Skip to main content
Informações
Por 04/05/2022
Google Workspace ou Microsoft 365: qual é a melhor opção para a sua empresa?

Google Workspace ou Microsoft 365: qual é a melhor opção para a sua empresa?

Empresas de alto padrão comumente utilizam-se de ferramentas de monitoramento e comunicação. Com a chegada da pandemia, o home office se tornou algo mais comum diante de poucas possibilidades além do trabalho de casa. Dessa forma, a cultura organizacional das empresas mudou e o trabalho a distância tornou-se algo comum, com ferramentas que agilizam a demanda.

O Microsoft 365 e o Google Workspace são suítes de aplicativos que oferecem tudo que uma empresa precisa para funcionar remotamente. Portanto, uma análise criteriosa do que cada ferramenta tem a oferecer é necessária, a fim de escolher a melhor opção para a sua empresa com base nos pontos estruturais da equipe.

Veja como otimizar o atendimento de clientes no home office.

O que essas ferramentas oferecem?

O Google Workspace e o Microsoft 365 são um conjunto de ferramentas de produtividade com sede na nuvem. Ou seja, permitem realizar tarefas de diversos lugares ao mesmo tempo, como notebooks, smartphones ou tablets.

Algumas ferramentas que se destacam são o envio e gerenciamento de e-mails, elaboração de agenda de reuniões, criação de documentos, planilhas e apresentações, videoconferências e conversas por voz e texto e gerenciamento de arquivos. 

Prós e contras

Quando falamos de empresas pequenas, o Google Workspace se destaca para aqueles que procuram uma solução para trabalho híbrido com ferramentas utilitárias do dia a dia. O Microsoft 365 é mais indicado para aqueles que procuram ferramentas mais complexas e um sistema integrado com computadores, o que é mais visto em empresas maiores que possuem máquinas corporativas.

O serviço da Microsoft conta com um valor mensal relativamente mais alto quando comparado ao Google Workspace, porém, é sempre importante levar em consideração a quantidade de usuários que terão acesso ao serviço. 

A complexidade de uso dos aplicativos da Microsoft também é maior: existem mais ferramentas à disposição e um design mais encorpado, o que traz mais comodidade ao uso. O concorrente conta com ferramentas básicas do dia a dia, embora com leves limitações. Usuários casuais são capazes de usar as duas ferramentas sem sentir falta de opções básicas de comando.

Veredito

Em poucas palavras, se você tem uma demanda de trabalho para uma equipe com menos de 60 pessoas, o serviço mais indicado é o Google Workspace. Mas, se o seu cenário é uma empresa com um ritmo mais encorpado e você conta com um volume maior de trabalho e equipe, o Microsoft 365 pode ser a melhor indicação.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu