Skip to main content
GeralInformações
Por 13/04/2022
Inteligência artificial na logística: acelere os resultados de sua empresa

Inteligência artificial na logística: acelere os resultados de sua empresa

Para que as empresas se mantenham entre as melhores do mercado diante do aumento da concorrência em diversos setores da economia, elas precisam buscar novos meios, como ferramentas que possibilitem uma melhor performance das atividades. Uma dessas ferramentas é a inteligência artificial.

Com a democratização de recursos, diversos tipos de empreendimentos conseguem usar esses sistemas para melhorar a eficiência interna, sendo a inteligência artificial na logística um exemplo ideal de como a automatização de processos pode ser essencial para o bom crescimento da empresa.

O que é a inteligência artificial na logística?

O conceito é bem simples: é a tecnologia capaz de pensar e agir igual a seres humanos. É uma forma de reduzir trabalhos repetitivos do cotidiano das operações logísticas, de modo que a performance e os resultados finais sejam melhorados. São programas, softwares e aplicativos criados especificamente para esse fim. No caso de um e-commerce, por exemplo, essa otimização vai desde os processos de armazenagem, até o monitoramento de motoristas da frota de entregas.

Como ela funciona?

Imagine ter todas as etapas de logística de sua empresa automatizadas, desde o recebimento de mercadorias, devoluções, estoque, separação de produtos, até a entrega ao cliente. É essa a proposta da inteligência artificial aplicada à logística. São tarefas repetitivas que contam com a tomada de decisões das máquinas para definir o melhor procedimento para cada uma.

Tudo isso é possível graças ao conceito de machine learning, o aprendizado das máquinas. É o conjunto de configurações, processos e tecnologias que fazem com que as máquinas desenvolvam comandos quase parecidos aos dos humanos.

Confira neste artigo quais são os mitos sobre Inteligência Artificial na TI.

Quais são as vantagens?

Diminuição de falhas

Os softwares e demais sistemas de inteligência artificial são mais ágeis e precisos, feitos para recriar a capacidade de raciocínio humano com muita precisão, a partir de um volume de dados imenso. Ao evitar falhas, tempo e dinheiro são economizados.

Aumento de produtividade

Uma vez que tempo e dinheiro são economizados, a produtividade logística aumenta, possibilitando processos mais eficientes, graças à capacidade da inteligência artificial ler os dados e interpretá-los da melhor maneira.

Satisfação dos clientes

Sendo uma das maiores prioridades, a inteligência artificial contribui para a maior satisfação dos clientes, proporcionando prazos de entrega menores, preços mais baixos e um bom rastreamento de pedidos. Um exemplo de ferramenta que possibilita melhor interação com os clientes é o chatbot, um atrativo nos e-commerces. 

Melhora processos de armazenagem

Os processos de armazenamento, estocagem e inventário também são beneficiados com o uso da inteligência artificial. Os softwares são capazes de programar as atividades de acordo com as necessidades do negócio, evitando, também, desperdício de produtos com cálculos e contagens de acordo com a demanda.

Um dos principais pontos que envolvem a inteligência artificial na logística é a diminuição da mão de obra humana, principalmente para tarefas repetitivas. É esperado que veículos autônomos e, até mesmo, drones façam serviços de entrega, por exemplo. São detalhes que vão definir, sem dúvida nenhuma, quais empresas vão se destacar no mercado e na opinião pública.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu