O que você precisa saber sobre a remessa conforme antes de comprar em sites internacionais
A partir do dia 1º de agosto, a Receita Federal passou a implementar o plano chamado remessa conforme. Que tem como objetivo, antecipar o recolhimento de impostos de importação e melhorar a velocidade de entrega. Nesse modelo, as próprias varejistas internacionais seriam responsáveis por emitir as informações de cobrança das taxas no momento da compra.
Esta antecipação propicia a liberação automática dos produtos por meio de um “canal verde“, o que resulta em entregas mais rápidas para os consumidores. Além disso, mostrar aos consumidores o valor do produto taxado antes de chegar no país, para que decidam, se vale ou não a pena comprar o produto.
Entretanto, as empresas internacionais que não aderirem a remessa conforme, vão continuar pelo “canal vermelho” onde as importações vão ser fiscalizadas pela Receita Federal e receber uma taxa de 60% sobre o valor do produto e também o ICMS de 17%.
O que os varejistas internacionais pensam sobre o novo programa?
A Shein e AliExpress foram positivas em relação a remessa conforme e acreditam que é uma medida que trará mais transparência e eficiência ao comercio internacional. Sendo a Chinesa Shein, a primeira a aderir ao plano da remessa conforme.
“A companhia está investindo os recursos necessários para se preparar o mais rápido possível, garantindo que todos os seus sistemas estejam operacionalmente prontos sob o novo marco legal”, relata Shein em seu comunicado oficial.
Mas vale realmente a pena?
Com a chegada desse novo programa, os produtos que são menores do que US$ 50, não podem ser taxados como os produtos acima desse valor, que podem chegar até a 92,7% sobre o valor do produto. O valor que é cobrado para produtos menores do que US$ 50 é somente pelo ICMS de 17% e Despacho postal do Correios. Lembrando também que as entradas de produtos internacionais no país terão um encaminhamento facilitado e menos burocrático.
Mesmo assim, os 17% cobrados pelo ICMS podem ser decisivos na hora da compra de um produto. Sendo a decisão negativa ou positiva, cabe ao comprador escolher o que vale mais a pena.
Esta mudança pode parecer sutil, mas representa um significativo avanço para os consumidores que realizam compras frequentes em varejistas internacionais. A despeito da taxação, a agilidade na entrega dos produtos pode compensar a implementação desse novo sistema.
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