Quais linguagens da programação estão em alta atualmente?
Nos últimos anos, houve uma grande mudança na forma de uso e no impacto da tecnologia. Em vez de ter apenas softwares para desktop, tornou-se viável utilizar recursos na web, aplicativos e outros modelos. A telefonia IP também ganhou força, assim como outras soluções. Em muitos aspectos, tudo isso só foi possível graças às linguagens de programação.
Além das já tradicionais e mais usadas, outras se destacam para os próximos anos. Conhecê-las desde já permite sair à frente e se preparar para atender às maiores necessidades do mercado.
Quer descobrir quais são as melhores alternativas? Veja quais linguagens de programação estão em alta!
Java: permanece um sucesso de uso em diversas situações
A linguagem Java permanece uma das mais populares desde a sua criação. Com as mudanças nos últimos anos no uso da internet e da tecnologia, isso se intensificou. Além de servir para a construção de softwares para desktop, também é muito popular para a construção de aplicativos Android.
Essa ainda é uma linguagem versátil, capaz de se adaptar e de rodar em vários sistemas e que oferece potencial de escala. Com isso, aprendê-la permanece essencial para os próximos meses e anos.
Phyton: traz flexibilidade e facilidade de aprendizado
Entre as principais linguagens de programação modernas, Phyton tem demonstrado grande crescimento. Isso se deve, principalmente, ao seu uso. Basicamente, essa é a alternativa utilizada em recursos como Big Data, Inteligência Artificial e Business Intelligence.
Ela é fácil de aprender e se comunica bem com conhecimentos consolidados em outras linguagens. Desse modo, é possível ter uma atuação ainda mais completa com esse aprendizado.
Ruby: é uma das linguagens da programação de código aberto
Do tipo open source, a opção Ruby também está em alta. É uma das preferidas das startups do Vale do Silício e oferece boa estrutura, flexibilidade e um grande número de funcionalidades. Ainda conta com um aprendizado relativamente simples e que pode ser complementado por outros conhecimentos.
Um dos destaques é a sua comunidade ativa e especialmente útil. Com o apoio de outros programadores, é possível tirar as principais dúvidas e acelerar a sua curva de aprendizado.
Rust: tem recebido a atenção do ramo de tecnologia
Considerada uma das melhores linguagens de programação atuais, Rust capricha ao oferecer uma boa performance com controle elevado. Também ajuda a não comprometer a memória e tem o principal objetivo de substituir a linguagem C++, com ainda mais recursos.
Essa é uma aposta tão intensa para o curto prazo que a Microsoft já começou a adotá-la em diversos desenvolvimentos. A expectativa é que seu uso em questões de infraestrutura e criação se torne cada vez maior.
Kotlin: promete se destacar cada vez mais entre as opções
Especialmente indicada para o desenvolvimento para Android, a linguagem Kotlin é muito amigável. Ela traz recursos importantes e que descomplicam o desenvolvimento de códigos, ao mesmo tempo em que garante ótimos resultados. Tem integração com Java e favorece o uso dessa linguagem tão relevante.
É open-source e intuitiva, o que facilita seu aprendizado. Também é versátil e não se limita ao uso para aplicativos de Android. Para os próximos anos, promete receber um destaque extra.
As linguagens de programação em alta respondem às necessidades de desenvolvimento atuais. Agora que você já sabe quais se destacam, é possível aprender seus principais conceitos e bases para saber como aplicá-las!
Para complementar, veja quais são 5 linguagens que vale aprender para programar da melhor maneira!