4 situações práticas para utilizar backup em nuvem
A segurança da informação é uma das maiores preocupações atuais — e não é para menos. Com tantos elementos estratégicos circulando e com uma dependência maior dos recursos digitais, é preciso proteger os dados. Entre as soluções, há o backup na nuvem.
Ele consiste no upload dos arquivos para um servidor remoto, com total disponibilidade de acordo com as necessidades. Repleto de vantagens, também é muito prático e aplicável a diversas situações cotidianas.
A seguir, observe 4 cenários práticos que permitem recorrer ao backup em nuvem!
1. A necessidade de criar um backup redundante leva a esse serviço
O que acontece se você realiza o backup em um servidor da empresa, mas, diante de um problema ou acidente, o hardware é perdido? Nesse caso, todas as informações também são comprometidas, certo? É por isso que uma das premissas de segurança consiste em realizar um backup redundante, ou seja, salvar os mesmos arquivos mais de uma vez.
A diferença é que esses salvamentos ocorrem de maneira espalhada, em vez de serem concentrados em um lugar. Como consequência, o uso da nuvem é uma alternativa adequada, já que o servidor é remoto e, portanto, não é afetado por qualquer problema da empresa.
Veja neste artigo 4 situações práticas para utilizar backup em nuvem.
2. A automação de tarefas é outro bom motivo para um backup em nuvem
Para tornar a rotina do negócio mais ágil, é interessante considerar a possibilidade de automatizar as tarefas. Considere o uso de um sistema de gestão de dados ou mesmo o site da empresa. Em vez de salvar tudo manualmente, há a chance de criar rotinas que farão o salvamento automático, certo?
Como uma das formas de obter uma segurança reforçada é com a redundância, o backup em nuvem se torna uma opção especialmente atraente. É possível criar uma integração de modo que o usuário consiga realizar o salvamento em um servidor remoto, sem grandes dificuldades.
Leia neste artigo como manter o backup da sua empresa em dia.
3. A necessidade de integração entre os usuários justifica essa escolha
Há uma exigência cada vez maior em relação à integração de dados. Um negócio com várias unidades, por exemplo, deve ter consistência e união das informações. Afinal, um decisor pode precisar de um dado referente a outra unidade para definir qual caminho seguir.
Como as informações ficam disponíveis na nuvem, podem ser acessadas de qualquer lugar e sem dificuldades. Mais que proteger os dados, isso serve para garantir que os usuários autorizados consigam “falar a mesma língua”, pois acessam as informações que são pertinentes.
4. A proteção contra sequestro de dados impulsiona a contratação
Outro problema do salvamento local é que os arquivos ficam suscetíveis a ataques. Nos últimos anos, foi possível ver invasões cibernéticas coordenadas e que “sequestram” os dados. Sem o pagamento do “resgate”, os arquivos nunca mais podem ser abertos.
O backup em nuvem resolve esse problema. Afinal, ele tem camadas extras de segurança e é mais protegido contra invasões. Além disso, se o seu sistema for invadido, basta restaurar as versões salvas e retomar o trabalho.
O backup em nuvem é uma alternativa confiável, estratégica e altamente disponível para o negócio. Com essa segurança de dados, é possível garantir muito mais integração e funcionalidade para os diversos setores.
Aproveite para entender como contratar uma boa empresa de tecnologia e alcance os melhores resultados!