Stir/Shaken: a solução contra fraudes de números de telefone
O que é o Stir/Shaken?
Você já recebeu ligações de pessoas se passando por bancos ou empresas de telemarketing? Infelizmente, essa é uma realidade comum no Brasil. Porém, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está avançando com uma tecnologia que pode mudar esse cenário: o Stir/Shaken.
O Stir/Shaken é um protocolo de segurança que fornece autenticação das chamadas realizadas, permitindo a identificação da instituição ou da pessoa que faz a ligação. Isso evita fraudes com números legítimos, como o caso em que os fraudadores usam o mesmo número de contato de vários bancos.
Como será a implementação do Stir/Shaken no Brasil?
Para implementar o Stir/Shaken, a Anatel irá publicar regras ainda este ano, mas antes vai ampliar o debate com o mercado e usuários e promover um workshop. A medida precisa de mais estudo, pois a tecnologia nas redes de telecom custará mais para as operadoras, o que gera dúvidas se o Stir/Shaken será obrigatório só para as operadoras com Poder de Mercado Significativo ou para todos os prestadores de telecom.
Quais são os benefícios?
Além de combater fraudes de números de telefone, o Stir/Shaken pode auxiliar no tema de telemarketing abusivo, já que as chamadas passarão a ser identificadas para o usuário final, fornecendo informações em tempo real sobre a empresa discadora.
Quais são os desafios?
A implementação desses protocolos enfrenta dificuldades, principalmente com as redes legadas que não têm capacidade de manter a informação digital sobre as chamadas. Nos EUA, que já usam o protocolo nas redes de telecom, buscam soluções para autenticar identificação de chamadas pela Internet entre provedores não-IP.
Apesar das dificuldades, a implementação do protocolo é uma medida importante para proteger o usuário final e combater fraudes no uso de números de telefones legítimos. Fique atento às novidades e saiba como se proteger!
Veja também A importância de manter seus dispositivos atualizados.