Wi-Fi do futuro: o novo padrão Li-Fi
Você já ouviu falar do Li-Fi? Se a resposta for “não”, prepare-se para uma viagem ao futuro da tecnologia sem fio. E se for “sim”, senta aí que temos novidades para você.
Li-Fi? É tipo Wi-Fi?
Bem, em termos simples, ambos são tecnologias de comunicação sem fio. Enquanto o Wi-Fi que todos conhecemos usa ondas de rádio para transmitir dados, o Li-Fi usa a luz visível – mais especificamente, a luz de LEDs. É uma proposta inovadora que pode parecer saída de um livro de ficção, mas já está se tornando realidade.
Agora, além do conceito, o que realmente distingue o Li-Fi do Wi-Fi é o meio de transmissão. Imagine entrar em uma sala e, simplesmente acendendo a luz, ter acesso a uma conexão de internet ultrarrápida. Isso é Li-Fi. Não é apenas sobre velocidade, mas também sobre a forma revolucionária de usar a infraestrutura que já temos – as nossas lâmpadas.
Velocidade da luz! Literalmente…
Quando falamos em velocidade, o Li-Fi deixa muitas tecnologias para trás. De acordo com a Lifi.co, essa novidade pode alcançar uma taxa de transferência de até 224GB por segundo. Para colocar isso em perspectiva, é como se você baixasse 50 filmes em HD em um único segundo. Impressionante, não?
Mas não é só isso. O Wi-Fi mais veloz atualmente disponível, o WiGig, que opera em uma frequência de 60 GHz, consegue transferir até 7GB por segundo. Comparando as duas tecnologias, o Li-Fi é 100 vezes mais rápido. Já está imaginando fazer aquela maratona de séries sem nem precisar esperar o download?
Mas e a cobertura do Li-Fi?
Aí você me pergunta: “Tá, mas e se eu quiser usar no quintal?” Calma! Além de ser mais rápido, o Li-Fi também tem uma área de atuação da rede muito maior do que o Wi-Fi convencional. Na prática, isso significa que a área útil para leitura de dados de uma rede Li-Fi pode ser até 1.000 vezes maior que a do Wi-Fi. Ou seja, sua rede vai longe. Bem longe.
Como funciona o Li-Fi na prática?
A mágica do Li-Fi acontece por meio da modulação da luz, emitida por lâmpadas LED. Estes LEDs têm a capacidade de piscar em velocidades extremamente altas – tão rápido que o olho humano nem percebe. Dessa forma, esses “piscar de olhos” de luz são, na verdade, dados sendo transmitidos.
E se você está se perguntando como essa tecnologia se encaixa no cotidiano, a Fraunhofer HHI lançou um vídeo para saciar sua curiosidade. Nele, eles mostram o Li-Fi em ação, transformando ambientes comuns de nossas casas em verdadeiros centros de conectividade. Imagine assistir ao seu filme preferido transmitido pela luz do abajur ao lado do sofá!
Os primeiros passos rumo à luz
A pureLiFi, uma das empresas à frente dessa revolução, anunciou o “Light Antenna ONE”, um dispositivo que promete ser um divisor de águas na história da internet. Ele foi desenvolvido pelos melhores engenheiros da área e é a ponte para um mundo onde milhões de pessoas se conectarão através da luz.
Eles não brincam quando dizem que o Li-Fi é o futuro. A pureLiFi afirma que, com o design inovador do Light Antenna ONE, a integração em massa da tecnologia Li-Fi se tornará realidade, marcando sua presença nas próximas décadas.
Para onde estamos indo?
Os ventos da mudança estão soprando, e eles trazem consigo a luz do Li-Fi. Amostras do Light Antenna ONE já estão sendo distribuídas para parceiros comerciais, o que indica que em breve outros dispositivos também serão compatíveis com essa tecnologia.
O Li-Fi não é apenas uma alternativa ao Wi-Fi. Ele é a evolução. É mais rápido, mais amplo e traz uma segurança sem precedentes. Então, da próxima vez que você olhar para uma lâmpada, lembre-se: ela pode ser o futuro da sua conexão com o mundo.
E aí, preparado para ligar sua lâmpada e navegar à velocidade da luz?
Veja também Qual é a diferença entre os tipos de USB?