Saiba como usar o Webinar
O webinar nada mais é que uma transmissão ao vivo, feita pela internet. É diferente de uma webconferência, já que é unilateral. Ou seja, apenas uma parte está sendo gravada e transmitida. Em uma analogia, funciona de modo parecido a uma TV ao vivo (embora, em alguns casos, haja a possibilidade de o espectador escrever perguntas e comentários em um local adjacente à tela de transmissão).
Para as empresas, essa é uma possibilidade interessante e que pode trazer ótimos resultados. Aproveitada de forma correta, traz diferenciação e viabiliza a conquista de um bom desempenho de mercado.
Para saber o que fazer, veja algumas dicas para colocar em prática e explorar tudo o que o webinar tem a oferecer.
Adote essa ferramenta como estratégia de marketing
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para todo negócio que deseja atrair as pessoas e se posicionar com destaque no mercado. Além dos formatos tradicionais, como textos e imagens, é possível apostar nos vídeos.
Mas, para garantir algum nível de interação, como por meio dos comentários de quem assiste em tempo real, vale considerar o webinar. Essa é uma relevante estratégia para educar o mercado, dar dicas pertinentes e até fazer demonstrações sobre certos produtos e temas.
Trata-se de um conteúdo que engaja e que, normalmente, é mais fácil de consumir que outras mídias. Com isso, a mensagem é transmitida com maior eficiência.
Use o webinar para treinamentos e atividades
Já que tem um caráter educativo, essa transmissão também pode ser realizada para reforçar a comunicação interna. Por meio do endomarketing é possível engajar os colaboradores e melhorar os seus resultados.
O webinar ajuda na hora de fazer treinamentos, por exemplo. O especialista pode dar as dicas e recomendações para equipes em qualquer lugar, o que diminui os custos e garante maior integração.
Também serve para atividades pontuais, como explicações sobre projetos específicos, detalhamento de produtos, comunicados e assim por diante. A comunicação se torna mais próxima.
Aposte no uso voltado às vendas
Essa transmissão pode, ainda, ser utilizada como uma excelente ferramenta de vendas. Ao divulgá-la, já é possível gerar leads a partir da obtenção dos e-mails e informações de contato. Com uma base reforçada, será fácil colocar em prática outras estratégias no futuro.
Além disso, o momento da gravação pode ser usado para realizar o lançamento exclusivo de produtos, para demonstrar o uso de ferramentas e itens e até para tirar dúvidas dos possíveis clientes.
Executado de maneira estruturada, trata-se de um elemento muito persuasivo e até capaz de fazer com que as pessoas tomem uma decisão bem fundamentada para uma compra/aquisição.
Tenha a estrutura certa de tecnologia
Como essas transmissões são ao vivo, não há espaço para erros ou mesmo para falhas da estrutura. Considerando isso, é indispensável ter uma estrutura reforçada do ponto de vista da tecnologia.
Uma internet de alta velocidade e com estabilidade garante a troca de dados ideal para gerar a melhor experiência. Então, o link dedicado pode ser a alternativa perfeita para conseguir uma ótima qualidade de conexão.
Também vale a pena contar com sistemas para coletar informações e usá-las na futura tomada de decisões. Um link ponto a ponto é igualmente proveitoso, já que transfere os dados de um lugar para o outro com incrível eficiência. Com o apoio do fornecedor certo, tudo isso será obtido com facilidade.
O webinar é cada vez mais importante por ser um novo formato de conteúdo repleto de pontos positivos. Com seu emprego correto no negócio, torna-se possível aproveitar todos os seus impactos incríveis, inclusive nas vendas.
Se quiser novas dicas de como usar essa e outras ferramentas, curta a nossa página no Facebook!
Veja esse artigo com 3 maneiras eficientes de coletar dados para seu negócio.