Skip to main content
Informações
Por 08/12/2020
dados

3 maneiras eficientes de coletar dados para seu negócio

A coleta de dados é da máxima importância para melhorar o seu negócio. Entre eles, alguns dos mais importantes são os que se referem aos clientes. Para melhorar o relacionamento com os clientes, a coleta de informações sobre os consumidores é bastante estratégica.

Mas como fazer essa coleta com segurança e eficiência? Para isso, fizemos este artigo: para dar algumas dicas de TI sobre como coletar informações valiosas para sua empresa. Continue lendo e veja algumas ferramentas que ajudam!

1. Use o big data para coletar e armazenar dados

O big data é uma ferramenta valiosa para coletar, de diferentes fontes, um elevado volume de dados. Sistematiza o grande fluxo de informações que são produzidas diariamente por todas as pessoas, online ou offline. Devido a esse volume acumulado de dados, o big data permite um cruzamento diversificado que ajuda a oferecer insights valiosos.

Os dados coletados podem ser de três categorias: estruturados, não estruturados e semiestruturados:

  • Os estruturados se referem às informações que são armazenadas em um formato fixo de modo que são mais facilmente acessadas para análise, como aquelas coletadas de GPS ou de algum site (cliques dos usuários);
  • Os não estruturados não ficam armazenados em um banco, estão “soltos”, como mensagens de e-mails, arquivos de vídeos e imagens, áudios de MP3;
  • Os semiestruturados não estão armazenados em bancos específicos, mas ainda assim podem ser acessados com facilidade a partir de algum referencial.

2. Aproveite para analisar os dados por meio de BI

Outra ferramenta de TI que coleta e também faz uma profunda análise dos dados é o Business Intelligence (BI). Esse sistema coleta, organiza, analisa e monitora, contribuindo para os gestores tomarem as melhores decisões. 

BI, ou Inteligência de Negócios, é mais que uma ferramenta, pois envolve uma série de processos com a finalidade de entregar a informação correta, para a pessoa correta no momento correto. Pode ser usado em conjunto com o big data. Os três pilares do BI, conforme antecipamos, são:

  • Coleta de dados: todo o negócio é avaliado para definir pontos fundamentais, como gargalos, oportunidades, produtividade, reputação;
  • Organização e análise: os dados são organizados em um banco e apresentados por meio de gráficos e outras formas visuais para tornar mais fácil a análise dos gestores que tomam decisões;
  • Ação e monitoramento: os gestores decidem, baseando-se em informações avaliadas, e acompanham os resultados para se certificar de que tudo está dando certo. 

3. Contrate os serviços de uma operadora de dados

Para empresas de call center, uma solução de TI para organizar e manipular informações com eficiência e segurança é contratar os serviços de uma operadora de dados que conta com ferramentas e recursos avançados. Dessa forma, o relacionamento com os clientes melhora em nível de atendimento e produtividade. 

Uma solução eficiente é personalizada e garante o sigilo de dados, o que é fundamental na gestão do relacionamento com os clientes e na manutenção da conformidade com a lei (LGPD). Na verdade, uma boa operadora de dados reúne um conjunto de soluções, como:

  • Telefonia IP;
  • Garantia de banda;
  • Utilização para serviços como ERP/CRM;
  • Diferentes aplicações de missão crítica que precisam de estabilidade e qualidade de conexão.

ERP é um sistema de gestão automatizado que promove a integração entre setores, o que favorece uma gestão mais centralizada e produtiva, já que facilita o acesso a dados das diferentes áreas da empresa. O CRM é um sistema valioso para qualquer negócio, pois gerencia o relacionamento da empresa com o cliente — servindo, inclusive, para coletar dados sobre os hábitos dos consumidores. 

Essas são formas eficientes para sua empresa fazer coleta, armazenamento, monitoramento e análise de dados com mais segurança. As empresas modernas estão cada vez mais envolvidas com essas tecnologias.

Veja este artigo e conheça 5 dicas para evitar vazamento de dados da sua empresa.

Deseja mais informações sobre TI e call center? Então, interaja conosco nas redes sociais. Há muitas imagens e vídeos para você visualizar e comentar. Para isso, siga a gente no Facebook e no Instagram!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu