Saiba como evitar vazamento de dados em ligações
O vazamento de dados é uma das maiores preocupações de todos os segmentos, já que essas situações podem causar grandes problemas.
A disponibilização inadequada de informações da empresa ou mesmo dos clientes é capaz de até motivar ações judiciais e pagamentos de multas. No quanto aos serviços de telefonia, a atenção deve ser ainda maior.
Afinal, as ligações são canais propícios para tais vazamentos se não forem protegidas corretamente. Como prevenir é a única solução, tomar as medidas certas tem grande impacto nos resultados.
Por isso, veja como evitar o vazamento de dados no setor de telefonia e proteja as ligações da melhor forma!
Elabore uma política de compliance
A política de compliance tem o objetivo de alinhar a empresa a diversas normas e regras, sobre diferentes assuntos. Quando o tema é o vazamento de informações no ramo de telefonia, é preciso ter preocupação extra. Afinal, como visto, essa ocorrência pode causar grandes prejuízos.
Por isso, é recomendado elaborar uma espécie de manual, com todas as boas práticas sobre a manipulação e o acesso de dados internos e de clientes.
Também é essencial definir quais são os vetos e o que não deve ser realizado em nenhuma hipótese, como compartilhar informações sensíveis.
Isso ajuda a alinhar a atuação e determina limites claros. Desse modo, todos passam a entender qual é a responsabilidade envolvida em lidar com conteúdos desse tipo.
Confira neste artigo quais são as principais práticas de compliance em TI.
Invista na tecnologia para a telefonia
Contar com recursos de tecnologia é igualmente essencial para que o vazamento de dados não se concretize. Especialmente ao falar da tecnologia, é interessante recorrer a algumas possibilidades.
No caso da telefonia IP, vale a pena contratar o link dedicado. Isso ajuda a criar uma conexão com menos vulnerabilidades e reduz os riscos de invasão à rede. Com isso, há chances menores de criminosos roubarem esses elementos.
Também é oportuno adotar recursos automáticos, como uma operadora de voz e dados, a Unidade de Resposta Audível (URA), a central PABX e assim por diante. Com a seleção adequada para a situação do negócio, as chamadas ficam protegidas.
O importante é unir as soluções certas com o treinamento dos colaboradores e uma política clara. Desse jeito, os riscos se tornam consideravelmente menores.
Realize auditorias com foco em vazamento de dados
O monitoramento é outra parte relevante, até mesmo para garantir que a política inicialmente definida tem sido cumprida. Nesse sentido, é crucial realizar auditorias com alguma periodicidade.
Com o recurso de gravação de chamadas, por exemplo, há como conferir se os atendentes estão realizando os procedimentos adequados. Aproveite e confira relatórios e outros serviços digitais, como sistemas de controle de acesso.
Com uma visão geral do tipo, é possível reconhecer onde estão as vulnerabilidades e como elas podem ser superadas. Assim, o resultado será muito satisfatório e evitará surpresas desagradáveis.
O vazamento de dados se torna cada vez mais perigoso e precisa ser prevenido de forma completa. Na telefonia, as ligações exigem atenção especial — e a tecnologia certa pode ajudar, então vale a pena considerar essas soluções.
Já que as informações são o nosso assunto, aproveite para saber como coletar dados no atendimento com efetividade!