Até que ponto é considerável um rebranding visual?
Quem acompanha as tendências do mercado sabe que o termo branding tem crescido muito nos últimos anos no meio do marketing. Isso acontece devido ao interesse das marcas de se reinventarem, e seus motivos são os mais diversos: mudança de público-alvo, reversão de crise financeira, interesse de investimento em um novo mercado, entre outros.
A importância de promover um rebranding vai muito além da mudança de um logo ou do visual de um produto.
O que é rebranding?
Rebranding, em sua descrição direta, trata-se de dar um novo significado à forma que uma empresa é vista. Elaborar, juntamente com times de performance, uma estratégia com a finalidade de mudar a forma que o público inclui a marca em suas vidas.
Qual é a mensagem que a sua empresa passa? Veja um exemplo comum: a Coca-Cola incentiva o prazer de viver além de ser mais um refrigerante, o iPhone vende a confiança e segurança além de ser mais um smartphone. Elementos gráficos podem ser marcantes, mas a imagem corporativa requer mais do que elementos gráficos.
Por que fazer um rebranding?
Existem vários motivos que levam empresas a replanejar suas estratégias, e já vimos acontecer com as maiores que atuam no Brasil.
Confira a seguir alguns exemplos que transparecem o momento econômico de cada uma delas:
Você pode se interessar em saber como favorecer a comunicação interna da uma empresa.
Reconhecimento de falência e competitividade
Ter a previsão do que vai acontecer nos anos seguintes é muito importante. Em 1980, a Havaianas estava nessa mesma situação: eles eram apenas mais uma sandália de borracha.
Ao longo do tempo, a estratégia foi tornar a Havaianas um produto de patrimônio cultural de valor agregado, referência em todo o mundo como um produto brasileiro.
Reposicionamento de marca
Ter conhecimento e entender seu público ao longo dos anos pode atrair a necessidade de um replanejamento de audiência. Todas as marcas têm seus significados e isso é algo que aconteceu com o Walmart no início dos anos 2000, quando alterou o seu slogan de “preços baixos sempre” para “economize e viva melhor”.
Crise de imagem
Um dos maiores medos das empresas é ser assunto na mídia por conta de algum critério que prejudique a sua imagem. Uma das formas de resolver esse problema é repensar algumas medidas com o rebranding.
Também no início dos anos 2000, um documentário chamado “A Dieta do Palhaço” consistia em relatos de um homem consumindo apenas comida do McDonalds por 30 dias. O filme teve uma recepção muito grande do público por conta dos efeitos drásticos à saúde do cineasta que se submeteu ao experimento. O McDonalds foi reestruturado até mesmo com atualizações de ítens do menu.
Dentre os exemplos apresentados, algumas razões consideráveis para rebranding são a desassociação de concorrência, adaptação para público mais jovem no online, desenvolvimento de identidade, aquisição de novas empresas e troca de gestão.
Sua empresa precisa de rebranding?
Com base no artigo, você considera que a sua empresa precisa de um rebranding? Procure uma agência especializada em branding e peça por orientação.
Veja também 3 soluções da Sothis ideais para investidores do mercado tecnológico.