Cold Call: como desenvolver a sua estratégia de ligações
Cold call – também conhecida como chamada fria – é uma espécie de primeiro contato com um cliente em potencial por meio de uma complexa técnica de vendas amplamente utilizada no mundo dos negócios.
A empresa não pretende vender por meio desse ponto de contato, mas sim desenvolver um relacionamento com um cliente que renderá frutos no futuro. Conhecido no mundo corporativo como fase de pré-venda.
Além disso, a empresa não espera que os clientes venham ao vendedor, muito pelo contrário. Como tal, é uma ferramenta muito importante para o outbound marketing. Essa ação muitas vezes pode ser considerada invasiva. Portanto, a linguagem usada e a intenção da chamada fria devem andar lado a lado.
É importante que sua equipe de vendas tenha as ferramentas certas para iniciar o contato e controlar as informações geradas. Esses dados podem ser uma entrada incrível para formular estratégias cada vez mais agressivas no futuro. No marketing, dados são primordiais para desempenhar uma boa ação.
O passo a passo para realizar Cold Call
A primeira etapa é muito importante e determina o tom, o direcionamento e a duração da chamada. Por conta disso, é importante pesquisar o nome do lead, área de atuação, contato anterior com a empresa e características gerais do potencial cliente que está do outro lado da linha.
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É muito importante verificar se a pessoa para quem você está ligando é realmente responsável pela decisão. Muitos clientes utilizam terceiros para compartilhar essas informações com um representante; portanto, atenha-se a isso.
Ao fazer contato, procure ser curioso e deixar pouco espaço para rejeição inicial. Perguntas como “Você pode falar comigo agora?” e “Como você está hoje?” ajudam a remover esse obstáculo desde o início. Lembre-se, também, de não começar a conversa falando sobre o produto ou serviço. Conte um pouco sobre sua empresa. Mostre os benefícios, e não os custos.
Não se prolongue muito! É importante iniciar a fase das negociações com as informações frescas na mente do cliente. Procure por janelas para agendar horários para os clientes saberem mais sobre seus produtos, de preferência através de uma visita presencial. Nesse momento, você deve apresentar um período de testes, caso o cliente demonstre interesse.
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