Como alinhar as áreas de TI e e-commerce?
O e-commerce está em plena expansão no Brasil, com um faturamento anual de quase R$ 62 bilhões em 2019. Para que esse crescimento sejas sustentável e acompanhe as novidades do mercado, é essencial que o comércio virtual se alinhe com a área de TI.
Com as novas soluções de tecnologia e a união das forças, é possível melhorar os resultados em todos os aspectos. Contudo, tudo precisa ser feito em etapas, para que o alinhamento seja bem-sucedido.
Considerando tudo o que acabou de ler, aproveite para ver quais são os segredos para alinhar as áreas de TI e e-commerce de forma adequada!
Mapeie os processos e as necessidades das áreas
Fazer um reconhecimento da situação é indispensável para entender quais são os aspectos que mais exigem atenção. Nesse caso, a intenção é conhecer os processos e as exigências da área de tecnologia e do e-commerce, em si.
Pense, por exemplo, no atendimento via bate-papo ao vivo. Se houver um grande volume de solicitações, é preciso se preocupar ainda mais com a velocidade de conexão. Com isso, uma das demandas é contar com um serviço estável, disponível e acelerado.
Também é necessário pensar em outros aspectos, como os gargalos principais e as maiores dificuldades. Se a segurança de dados for uma questão, é crucial que o alinhamento traga a solução.
Encontre quais devem ser os pontos de união
Por falar na resolução dessas situações, o mapeamento deve servir para demonstrar quais são os pontos que devem se interligar. Isso significa, principalmente, entender quais são os recursos que vão fazer com que as áreas trabalhem juntas e de forma estratégica.
Pense, novamente, no problema em relação à segurança de dados. Para evitar problemas e perdas, o backup em nuvem pode ser uma solução adequada. Diante da necessidade de conexão rápida, contar com um link dedicado pode ser a melhor alternativa. Dessa forma, é possível fazer com que a tecnologia ajude o comércio virtual de maneira robusta.
Conte com bons fornecedores para alinhar TI e e-commerce
Não é suficiente reconhecer quais são as soluções, se elas não forem escolhidas adequadamente. Por isso, é indispensável ter o apoio de um bom fornecedor para ter recursos que, de fato, atendam às principais necessidades.
Nesse sentido, a empresa contratada deve ter mais que a solução desejada. Um portfólio completo é a melhor alternativa, já que há como centralizar a contratação.
Além disso, é preciso considerar questões como a experiência de mercado, a qualidade dos serviços oferecidos, a integração entre eles e assim por diante. Desse modo, há como obter o desempenho ideal.
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Implemente e acompanhe de perto a mudança
Depois de definir quais são as soluções ideais para alinhar as áreas de TI e e-commerce, é hora de fazer a transformação. A ideia é implementar os serviços, executar as mudanças necessárias e começar a coletar os resultados.
Todo o processo tem que ser executado de maneira estratégia e bem planejada. Após, convém realizar testes, como identificar se houve melhoria na percepção dos clientes atendidos graças à velocidade, por exemplo.
Se for preciso, as adaptações ajudam a deixar tudo especialmente eficiente, então vale considerar tais questões.
O alinhamento entre TI e e-commerce aumenta o potencial de atuação, soluciona diversas dificuldades e ainda favorece a experiência do usuário final. Com o apoio de uma empresa de qualidade é possível implementar essa mudança com sucesso.
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