Skip to main content
Informações
Por 21/01/2021
comunicação em rede

Comunicação em rede: como torná-la mais efetiva?

A comunicação em rede já se tornou uma realidade para empresas que buscam manter contato com seus clientes, coletando dados, opiniões e conteúdo relacionado aos interesses dessas companhias.

Se sua empresa faz parte desse time — ou se ainda não entrou —, fique conosco até o fim e saiba como tornar a comunicação em rede mais efetiva!

Saiba o que é comunicação em rede

De acordo com a linguista americana Naomi Baron, a comunicação em rede pode ser definida, de modo amplo, como “mensagens de linguagem natural compartilhadas através de um computador”.

Dessa forma, a internet é a ferramenta primordial para existência da comunicação em rede. Muitas vezes, confundem-se seus conceitos.

Como observado por Naomi Baron, a comunicação em rede é uma linguagem natural. E, embora não se trate da fala, na maioria das vezes gera interações próximas desta.

A comunicação em rede carrega extrema importância para empresas que se utilizam dessa ferramenta, uma vez que, por meio dela, espera-se que as companhias consigam cativar e conquistar de forma genuína seus clientes.

Uma vez fidelizados, os clientes se tornam uma grande fonte de dados e opiniões que, quando devidamente analisadas, geram informações úteis para otimização dos serviços e processos empresariais.

No contexto organizacional, a comunicação em rede otimizada não só fornece informações relevantes para a gestão. Como também cria uma rede capaz de disponibilizar esses dados de forma adequada a todos os interessados.

Aprenda a tornar a comunicação em rede mais efetiva

A comunicação em rede funciona melhor quando conta com seus três pilares em pleno funcionamento: relacionamento com os clientes, infraestrutura e tecnologia de informação.

Para que a comunicação em rede realmente funcione, precisa-se de infraestrutura adequada para coleta e armazenamento de dados. Boa capacidade de comunicação e ferramentas para análise e interpretação desses dados. 

Para tanto, as empresas têm de investir em recursos que possibilitam comunicação rápida e eficiente. Tornando a coleta de dados e subsequente armazenamento efetivos. Nesse sentido, existe a opção de terceirizar o armazenamento e a coleta de dados ou, ainda, investir em equipamentos próprios.

Vale lembrar que, no caso da aquisição, torna-se essencial contar com profissionais que façam manutenção e execução de quaisquer tarefas relacionadas a esses equipamentos.

Por esse motivo, a maioria das empresas opta pela terceirização. Uma vez que arcar com profissionais capacitados pode ser dispendioso — fato que também costuma ocorrer com o segundo pilar da comunicação em rede, o relacionamento com os clientes.

É importante frisar que a comunicação com o cliente e captação de dados pode acontecer de forma assíncrona ou síncrona. Ou seja, a empresa e o cliente podem estar conectados no mesmo momento ou não.

E o ideal é que sua empresa consiga atender e se relacionar com os clientes em ambas situações, contando com call centers para atendimento síncrono, e bots de atendimento automático para assíncrono, por exemplo.

Feita a comunicação com os clientes — ou mesmo o rastreio de opiniões —, os dados devem ser analisados e transformados em informações, utilizando ferramentas e softwares de gestão de dados.

Atendendo a esses três princípios, torna-se possível fazer com que sua empresa tenha comunicação em rede produtiva e efetiva. Capaz de auxiliar na gestão e otimização de dados.

E até as empresas que ainda não adotaram a comunicação em rede como solução para dar suporte à gestão. Ao observar os benefícios da implementação desses três pilares, podem considerar usufruir desse recurso da melhor forma.

Veja também este artigo e aprenda a otimizar dados para comunicação em rede.

Quer saber como a comunicação em rede e outras soluções de tecnologia de informação podem ajudar seu negócio? Siga a gente no Facebook e no Instagram!

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu