Skip to main content
TI
Por 19/01/2021
infraestrutura de TI

O que está faltando para você desenvolver uma boa infraestrutura de TI?

Uma boa infraestrutura de TI garante melhores processos em sua empresa. Essa infraestrutura depende muito do tipo de empresa e de seu tamanho. 

Mas é certo que alguns elementos são praticamente básicos em qualquer tipo de negócio, independentemente de tamanho ou ramo de atuação, seja comércio convencional ou comércio eletrônico.

Gerenciar corretamente o setor de TI vai ajudar a identificar que ferramentas estão faltando, o que precisa ser implementado, se é necessário mudar alguma coisa ou se a infraestrutura está completa, mas precisa ser melhor administrada. Entenda melhor a seguir!

Priorize a disponibilidade e a segurança das informações

Analise esses dois pontos em primeiro lugar: disponibilidade e segurança das informações. 

Isso é fundamental, pois é preciso garantir que as informações necessárias estejam ao alcance dos clientes (internos e externos) e estejam em segurança (especialmente dados pessoais dos clientes). 

Se perceber que a infraestrutura de TI ainda carece de recursos nesses aspectos, vale a pena identificar métodos e serviços, além de soluções digitais, que permitam a disponibilidade e a segurança ao nível de excelência. 

No mercado competitivo, elas devem ocupar o topo das prioridades, principalmente porque as ameaças aos dados aumentam de forma alarmante. Uma solução estratégica é trabalhar com uma operadora de dados que oferece sigilo e segurança elevada. 

Otimize os recursos de atendimento ao cliente

Outra prioridade em uma infraestrutura de TI é garantir que existam soluções eficazes para um bom atendimento ao cliente. 

Analise os canais de atendimento que mantém com o consumidor. Os contact centers precisam se atualizar para se manter competitivos. 

O telefone continua sendo básico, mas é fundamental associá-los a outros recursos que promovam a melhoria na qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, reduzam custos. 

Gravação de chamadas, multicanais para atendimento, autoatendimento através de URA eletrônica, análise de ligações através de softwares, gestão aprimorada com acompanhamento de métricas e emissão de relatórios são alguns recursos valiosos para quem deseja se destacar no mercado com uma infraestrutura de TI mais completa e eficaz. 

Assegure a melhor comunicação entre as unidades 

Uma boa infraestrutura de TI deve permitir que os setores internos e filiais se comuniquem com eficiência e agilidade. 

Se sua empresa já conta com ferramentas de comunicação de boa qualidade, isso é ótimo. Mas talvez ainda falte alguma coisa, talvez seja possível melhorar a comunicação interna. Então, você deve investir um pouco mais nesse campo.

O PABX virtual (IPABX) usa a tecnologia Cloud (nuvem) para oferecer comunicação direta a custo zero entre as unidades da empresa através de ramais em todo o mundo. 

Envolve também serviços como chamada em espera, URA, Correio de Voz, disponibilidade de ramais virtuais, gerenciamento online das chamadas feitas e recebidas — tudo sem precisar instalar equipamentos, nem fiação.

O IPABX facilita, portanto, a comunicação entre a matriz e suas filiais, não importa onde estejam localizadas. Uma solução de baixo custo e escalável, que ajuda no crescimento das empresas. 

Faça uma boa documentação da infraestrutura de TI

A documentação é uma valiosa fonte para o planejamento na área de Tecnologia da Informação. O gestor não pode permitir que a rotina operacional impeça ou atrapalhe o registro detalhado das atividades. 

O documento deve conter informações relevantes, como os ativos de software e hardware, bem como orientações sobre o uso de todas as soluções de TI.

A documentação deve registrar ainda dados sobre o suporte e a garantia das empresas que fornecem os produtos e os serviços de TI.

Enfim, não esqueça de manter monitoramento sobre todos os fatores que influem na infraestrutura de TI. Ao monitorar, você consegue evitar erros, pois se antecipa a eles e consegue aplicar medidas preventivas. 

E mesmo quando eles acontecem, fica menos complicado lidar e contornar a situação quando se vem prestando um acompanhamento constante. 

Como está sua gestão de TI? Encontra muitas dificuldades no setor? Interaja mais conosco e compartilhe suas opiniões em nossas redes sociais. Para isso, basta nos seguir no Facebook e no Instagram! O que está esperando para ficar sempre bem informado sobre o assunto?

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu