Voice User Interface: o que é?
Facilitar o contato com a sua empresa e aprimorar a interligação entre pontos é algo cada vez mais essencial no acirrado mercado de hoje em dia. Se fizer tudo com automação e produtividade, os resultados serão ainda mais surpreendentes. Para garantir exatamente esse projeto, existe a Voice User Interface.
O recurso em questão apresenta novos modos de conectar as pessoas à tecnologia e de desempenhar algumas funções. Portanto, conhecer melhor do que se trata é o primeiro passo para transformar a forma de agir dentro de sua organização.
Na sequência, veja mais sobre o conceito de Voice User Interface e saiba como isso pode ser aproveitado!
Afinal, o que é esse conceito?
A evolução da tecnologia não envolve apenas as plataformas e atividades automáticas. A forma de acionar os recursos tem se transformado bastante, e é nesse contexto que aparece a ideia de Voice User Interface.
Também conhecida como VUI, a interface de voz para o usuário permite que uma pessoa dê comandos de voz para um equipamento conectado. Em vez de apertar botões, usar o cursor ou caixas de seleção, tudo é feito por meio dos comandos de voz.
A interface propriamente dita tem que ser amigável ao uso e adequada para entender os comandos. Por isso, seu desenvolvimento correto é fundamental para a aplicação desse expediente.
Como a Voice User Interface pode ser aplicada nos negócios?
De maneira ampla, a VUI pode ser utilizada para acionar dispositivos diversos, sem que seja necessário o contato direto da pessoa com o aparelho. Teoricamente, os colaboradores podem acionar certos equipamentos ou dar início a funções por meio dos dispositivos adequados.
No entanto, é possível ampliar esse uso, que vai além do que acontece com o usuário comum. Em vez disso, a interface pode ser aplicada em um contact center a fim de favorecer a experiência da equipe ou a segurança do sistema.
Certas empresas, como instituições financeiras, podem recorrer ao reconhecimento de voz do usuário para autorizar transações. Também é possível automatizar o contato inicial e, a partir dos comandos dados pelo consumidor, fornecer informações ou encaminhar a chamada para outra fase do relacionamento/atendimento.
A versatilidade passa a estar associada a muita eficiência e diferenciação da empresa. Consegue-se obter mais produtividade e até resultados melhores, em relação à experiência do cliente.
Como implementar a ferramenta na empresa?
Para aproveitar todo o potencial da Voice User Interface, é indispensável que ela seja adotada da maneira correta e implementada por quem realmente conhece do assunto. O desenvolvimento deve ser pensado na experiência de uso (UX), com um design adequado e fácil de utilizar.
Além disso, é preciso que o recurso esteja associado às ferramentas mais destacadas para cada cenário. É o caso de utilizar serviços como o link ponto a ponto e o IPabx em nuvem. Desse modo, torna-se possível garantir que as informações de voz se transformem em comandos realmente executáveis.
Ainda é fundamental definir em quais pontos o uso da VUI faz sentido. Campanhas ativas e certas atividades básicas de suporte estão entre as possibilidades. Mesmo assim, vale a pena planejar bem como será a distribuição de chamadas para que os clientes tenham maior nível de satisfação.
The Voice User Interface (VUI) é uma tecnologia relativamente recente, mas já tem usos importantes nas empresas. Ao adotar essa solução dentro de seu negócio, especialmente no contact center, será descomplicado criar uma experiência mais positiva para sua clientela.
Veja neste artigo como utilizar o Voice User Interface corretamente.
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